ERA UMA VEZ O CINEMA


A Rainha Margot (1994)

cover A Rainha Margot

link to A Rainha Margot on IMDb

País: France, 159 minutos

Titulo Original: La Reine Margot

Diretor(s): Patrice Chéreau

Gênero(s): Drama, Romance, História, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.4/10 (16062 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio do Júri (Patrice Chéreau)

Prêmio de Melhor Atriz (Virna Lisi)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Ator Coadjuvante (Jean-Hugues Anglade)

César de Melhor Atriz Coadjuvante (Virna Lisi)

César de Melhor Atriz (Isabelle Adjani)

César de Melhor Fotografia (Philippe Rousselot)

César de Melhor Figurino (Moidele Bickel)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Atriz Coadjuvante (Virna Lisi)

Sinopse: No final do século XVI, católicos e protestantes huguenotes lutam pelo controle político da França, governada pelo neurótico e hipocondríaco Rei Charles IX, e sua mãe Catherine de Médicis, que realmente mantém o poder como a Rainha-Mãe.

Num gesto aparentemente de boa vontade, Catherine oferece sua filha, Marguerite de Valois, em casamento a Henri de Navarre, um proeminente príncipe huguenote. Marguerite não suporta Henri e imediatamente arranja um amante, o também huguenote Conde de La Môle. Entretanto, a pretendida reconciliação entre católicos e protestantes revela-se uma farsa quando, coordenada por Catherine, desencadeia-se uma ação que resulta no assassinato de líderes protestantes e num verdadeiro massacre de huguenotes que se haviam reunido em Paris para a festa. Esse episódio ficou conhecido como "A Noite de São Bartolomeu", por haver ocorrido no dia dedicado ao santo católico.

Nesse clima sangrento, em meio a sórdidas intrigas da família, Marguerite adquire um bom conhecimento político. Ela passa a ajudar seu marido, convertido ao catolicismo para salvar sua vida, chegando a estimá-lo, embora continue a amar La Môle com paixão.

Em 1574, quando Catherine envia veneno destinado a Navarre, mata por engano o rei Charles IX, seu filho. Em seguida, protestantes e católicos moderados exigem a contenção do Estado nos assuntos religiosos. François de Alençon e Henri de Navarre preparam um plano para tomar o poder, mas falham e seus dois cúmplices são presos e decapitados. Um dos decapitados era o Conde de La Môle, amante de Catherine.

Libertados, mas sob a vigilância da Corte, Alençon e Henri finalmente conseguem fugir. Henri não avisa a esposa de sua fuga e as relações entre ambos os cônjuges ficam seriamente danificadas, especialmente por causa das intrigas da amante de Henri, Charlotte de Sauve, dama de honra de Catherine de Médicis.

A fuga de Alençon e Henri tem como conseqüência a prisão de Marguerite no Palácio do Louvre, vigiada por dois guardas, porque o novo rei acredita que ela é cúmplice dos dois fugitivos. Alençon, que se juntou aos huguenotes, faz frente ao rei e rejeita qualquer negociação enquanto Marguerite não for libertada. O rei cede e, ao ser libertada, Marguerite passa a trabalhar com a mãe na elaboração de um texto que termina extremamente vantajoso para os protestantes e para Alençon.

Durante os conflitos, Marguerite se reconcilia com seu marido, e Henri exige que sua esposa seja enviada para Navarre, mas Catherine de Médicis e o rei se opõem a ele. Eles temiam que Marguerite virasse refém dos huguenotes, ou servisse como um reforço para a aliança de  Alençon e Henri de Navarre.

Elenco: