ERA UMA VEZ O CINEMA


Adeus Meninos (1987)

cover Adeus Meninos

link to Adeus Meninos on IMDb

País: França, 104 minutos

Titulo Original: Au Revoir les Enfants

Diretor(s): Louis Malle

Gênero(s): Drama, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.0/10 (28724 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Direção (Louis Malle)

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Europeu (Louis Malle)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Filme em Língua Estrangeira do Ano

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Louis Malle)

Prêmio UNICEF (Louis Malle)

Prêmio Sergio Trasatti (Louis Malle)

Ciak de Ouro de Melhor Filme (Louis Malle)

Prêmio OCIC (Louis Malle)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Direção (Louis Malle)

César de Melhor Roteiro (Louis Malle)

César de Melhor Fotografia (Renato Berta)

César de Melhor Som (Jean-Claude Laureux, Claude Villand, Bernard Leroux )

César de Melhor Edição (Emmanuelle Castro)

César de Melhor Design de Produção (Willy Holt)

César de Melhor Filme (Louis Malle)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio de Melhor Filme (Louis Malle)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Louis Malle)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (Louis Malle)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Roteiro Estrangeiro (Louis Malle )

Prêmio de Melhor Direção de um Filme Estrangeiro (Louis Malle)

David de Melhor Filme Estrangeiro (Louis Malle)

Prêmios Louis Delluc, França

Prêmio Louis Delluc (Louis Malle)

Prêmios do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Roteiro (Louis Malle)

Festival de Cinema do SESC, Brasil

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (Louis Malle)

Sinopse: Adeus, Meninos é o retrato de uma França ocupada pelos nazistas, dividida entre os que resistiam à ocupação e os que a aceitavam passivamente, até colaborando com os invasores, delatando e denunciando vizinhos, amigos e patriotas. No meio do preconceito gerado pela insanidade nazista, esteve a perseguição e o extermínio ao povo judeu.

O filme de Louis Malle traz uma história delineada em fatos reais, vividos pelo diretor aos 12 anos, quando ele estudava em um colégio carmelita perto de Fontainebleau. Traz a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, mas o cenário é um colégio católico, internato de crianças ricas francesas. A amizade de Julien Quentin (Gaspard Manesse) e Jean Bonnet (Raphael Fejto), o primeiro, um menino cristão de família rica, o segundo um menino judeu refugiado no colégio para fugir à perseguição nazista, comove pela sua ingenuidade juvenil, sincera diante de tempos de preconceito e obscuridade.

O perigo é iminente, mas a amizade de ambos suaviza o fantasma devastador da guerra. Mesmo diante da tragédia que se instalará a qualquer momento, há tempo para a descoberta da amizade, da adolescência que assim como os nazistas, está à porta, da intelectualidade da vida, das diferenças culturais e, principalmente, do grande amor fraterno que une as pessoas em momentos de penúria e perigo.

Mesmo diante de uma temática com um fim pungente, Louis Malle constrói uma história forte e lírica, com uma sensibilidade ímpar e delicada, sem em momento algum se prostrar diante do melodrama, sem recorrer ao sentimentalismo óbvio, fazendo do filme um dos melhores da década de 1980, e um dos melhores do cinema francês de todos os tempos. Amizade Nascida à Sombra da Guerra No inverno francês de 1943-44, a França está completamente ocupada pelas tropas de Hitler, sendo os seus habitantes submetidos ao poder nazista, sofrendo grandes dificuldades por conta dessa ocupação. A Segunda Guerra Mundial está em sua plenitude.

É neste cenário histórico movido pela guerra que nos surge Julien Quentin, menino de 12 anos, filho de uma rica família do norte da França. Após as festas natalinas em casa, ele retorna ao colégio interno católico de St. Jean-de-la-Croix, lugar que considera tedioso, de uma rotina asfixiante, onde a maioria dos colegas lhe tem animosidade, pois Julien leva os seus estudos a sério, recebendo elogios dos professores. Oitenta meninos estudam no colégio, numa época de inverno, enfrentam não só o frio rigoroso, mas os bombardeios, a opressão dos nazistas, a falta de abundância de comida, até mesmo o mercado negro que controla os produtos essenciais. Julien sente a falta de casa.

Suas aulas parecem sem novidades até o padre Jean (Philippe Morier-Genoud), o diretor, aceitar três novos alunos. Entre os novos está Jean Bonnet, da mesma idade e turma que Julien. O entediado Julien fica intrigado com Bonnet, por sua introspecção e assim como ele, também marginalizado pelo resto da classe. Se a princípio os dois não se dão bem, com o tempo eles se aproximam, criando um ínfimo vínculo próximo da amizade.

Estreitados laços entre dos dois meninos, uma noite Julien descobre que Bonnet usa um solidéu e faz uma oração em hebraico. A revelação é simples, Bonnet é judeu, ele e vários outros meninos do colégio são acolhidos pelos padres para protegê-los da perseguição dos nazistas, evitando que sejam enviados como prisioneiros para os campos de concentração. A descoberta de Julien não o afasta de Bonnet, não influencia a amizade de ambos, pelo contrário, a sensação do perigo envolvendo o segredo, une-os ainda mais.

 

Elenco: