ERA UMA VEZ O CINEMA


Ben-Hur (1959)

cover Ben-Hur

link to Ben-Hur on IMDb

País: USA, 212 minutos

Titulo Original: Ben-Hur

Diretor(s): William Wyler

Gênero(s): Aventura, Drama, História

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.1/10 (213796 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Robert Surtees )

Oscar de Melhor Filme (Sam Zimbalist )

Oscar de Melhor Direção (William Wyler)

Oscar de Melhor Figurino (Elizabeth Haffenden)

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Franklin Milton)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Miklós Rózsa)

Oscar de Melhores Efeitos Especiais (A. Arnold Gillespie, Robert MacDonald, Milo B. Lory )

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (William A. Horning, Edward C. Carfagno, Hugh Hunt )

Oscar de Melhor Edição (Ralph E. Winters, John D. Dunning )

Oscar de Melhor Ator (Charlton Heston)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (William Wyler)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Direção (William Wyler)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Stephen Boyd)

Prêmio Especial (Andrew Marton)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Produção Estrangeira

David de Melhor Ator Estrangeiro (Charlton Heston)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (William Wyler)

Sinopse: No ano 26, o rico príncipe Judah Ben-Hur vive em Jerusalém com sua mãe Miriam, sua irmã Tirzah, se leal escravo Simonides e a filha deste Esther, que é apaixonada por Ben-Hur más está prometida a outro homem. Seu amigo de infância Messala trabalha como tribuno militar. Messala retorna para Jerusalém depois de vários anos longe como o novo comandante da guarnição romana local. Ele acredita na glória de Roma e seu poder imperial, enquanto Ben-Hur é devoto de sua fé e da liberdade do povo judeu.

Algumas telhas soltas caem do telhado da casa de Ben-Hur durante um desfile para Valério Grato, o novo governador da Judeia. Grato é jogado de cima de seu cavalo assustado e é quase morto. Messala condena Ben-Hur para ser escravo, mesmo sabendo que tudo foi um acidente, também aprisionando Miriam e Tirzah. Ele espera intimidar a população judia ao prender um amigo e cidadão conhecido. Ben-Hur jura ter sua vingança.

Ben-Hur é mandado três anos depois para o navio do cônsul romano Quinto Arrio, que foi encarregado da destruição da frota de piratas macedônios. Arrio admira a determinação e disciplina do escravo e se oferece para treiná-lo como gladiador e corredor de bigas. Ben-Hur recusa declarando que Deus irá ajudá-lo em sua busca por vingança. Arrio ordena que todos os escravos menos Ben-Hur sejam acorrentados aos remos durante o confronto contra os piratas. A embarcação é abalroada e afunda, porém Ben-Hur consegue libertar os outros escravos e salvar Arrio. O consul entra em desespero ao erroneamente acreditar ter sido derrotado e tenta se suicidar, porém Ben-Hur o impede. Eles são resgatados e Arrio é creditado pela vitória da frota romana.

Arrio consegue pedir ao imperador Tibério que liberte Ben-Hur e o acaba adotando como seu filho. Um ano depois ele está rico novamente, tendo aprendido os costumes romanos e se tornado um campeão de corrida de bigas, porém ainda pensa sobre sua família e sua terra natal.

Ben-Hur volta para a Judeia, conhecendo durante o caminho Baltasar, um dos Três Reis Magos, e o árabe xeque Ilderim. O xeque ouviu falar das proezas de Ben-Hur como corredor e pede para que ele conduza sua quadriga em uma corrida diante do novo governador da Judeia: Pôncio Pilatos. Ben-Hur recusa o convite, mesmo depois de saber que Messala também vai competir.

Ele volta para casa em Jerusalém, se encontrando com Esther e descobrindo que seu casamento arranjado não aconteceu e que ela ainda é apaixonada por ele. Ben-Hur visita Messala e exige a liberdade de sua mãe e irmã. Os romanos descobrem que Miriam e Tirzah pegaram lepra na prisão, as expulsando da cidade. As mulheres encontram Esther e imploram para que ela esconda suas condições de Ben-Hur para que ele se lembre delas como eram antes, então Esther mente e diz que elas morreram. Ben-Hur então muda de ideia e decide procurar vingança contra Messala ao competir na corrida de bigas.

Messala usa durante a corrida uma biga com lâminas nas rodas para destruir os outros competidores; ele tenta destruir a biga de Ben-Hur, porém acaba destruindo a sua própria, sendo fatalmente ferido enquanto Ben-Hur vence a competição. Messala diz antes de morrer que "a corrida ainda não acabou" e que Ben-Hur poderá encontrar sua família "no Vale dos Leprosos, se conseguir reconhecê-las". Ele visita a colônia de leprosos, conseguindo ver sua mãe e irmã sem que elas percebam.

Ben-Hur rejeita suas propriedades e cidadania romana por culpá-los pela desgraça de sua família. Ele descobre que Tirzah está morrendo e decide levar ela e Miriam com a ajuda de Esther para ver Jesus, porém o julgamento dele diante Pilato já começou. Ben-Hur testemunha a crucificação de Jesus, com sua mãe e irmã sendo milagrosamente curadas durante uma chuva logo depois da crucificação. Ele em seguida declara: "E eu senti sua voz [de Jesus] tirar a espada da minha mão".


 

Elenco: