Cyrano de Bergerac (1950)
País: USA, 113 minutos
Titulo Original: Cyrano de Bergerac
Diretor(s): Michael Gordon
Gênero(s): Drama, Aventura, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Ator (José Ferrer)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Ator em um Drama (José Ferrer)
Prêmio de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Franz Planer)
Sinopse: Na Paris do século XVII , o poeta e espadachim supremo Cyrano de Bergerac ( José Ferrer ) impede que uma peça seja exibida porque ele aparentemente não suporta o estilo bombástico do ator principal, Montfleury ( Arthur Blake ). Um aborrecido almofadinha aristocrático, o visconde de Valvert ( Albert Cavens ), o provoca em um duelo insultando descaradamente o enorme nariz de Cyrano. Cyrano primeiro zomba de sua falta de sagacidade, improvisando inúmeras maneiras criativas nas quais Valvert poderia ter formulado (para a diversão do público). Ele então compõe uma balada para a ocasião no local e a recita durante a luta de espadas. Com a última linha, ele esfaqueia seu oponente.
O amigo de Cyrano, Le Bret ( Morris Carnovsky ), capitão dos guardas da Gasconha, avisa que ele fez inimigos poderosos com os amigos de sua vítima, mas ele não se preocupa. Quando Le Bret o pressiona a revelar o verdadeiro motivo pelo qual ele odeia Montfleury, Cyrano admite que ficou com ciúmes ao ver o ator sorrindo para sua linda prima Roxane ( Mala Powers ). Ele confessa que está apaixonado por ela, mas não tem esperança de que seja correspondido por causa de seu nariz. Quando ele recebe um pedido de Roxane para vê-la pela manhã, ele finalmente se sente encorajado a agir.
Então, o chef confeiteiro e colega poeta Ragueneau ( Lloyd Corrigan ) o aborda pedindo ajuda. Ragueneau soube que um nobre de quem ele zombou com seus versos, o conde De Guiche ( Ralph Clanton ), contratou cem rufiões para lhe ensinar uma lição. Cyrano o acompanha, mata oito da horda e expulsa o resto. No dia seguinte, antes que ele pudesse contar a Roxane seus sentimentos, ela o informa que se apaixonou por um belo guarda, Christian de Neuvillette ( William Prince ), embora nem mesmo tenha falado com ele. Cyrano esconde sua devastação e concorda em ajudá-la.
Cyrano faz amizade com o jovem, que está na unidade de guardas de Cyrano, e descobre que ele está apaixonado por Roxane, mas é muito inepto com as palavras para cortejá-la. Para ajudá-lo, Cyrano compõe cartas de amor de Christian para Roxane, que ela acha irresistíveis. Mais tarde, Christian decide que não quer mais ajuda e tenta falar com Roxane cara a cara, mas falha miseravelmente e ela entra em sua casa com raiva. Cyrano, escondido nos arbustos, vem em seu socorro, mas desta vez imitando a voz de Christian e falando com Roxane debaixo de sua varanda. Ele é tão eloqüente que (sem querer) ganha um beijo de Roxane para Christian.
Quando o arrogante Conde De Guiche, que também está cortejando Roxane, a pressiona para se casar com ele, Cyrano o atrasa o suficiente para que ela se case com Christian. Furioso, De Guiche, o comandante de Christian, ordena que ele se junte a sua unidade imediatamente para uma guerra contra os espanhóis, impedindo o casal de passar a noite de núpcias juntos.
Com Cyrano sob seu comando também, De Guiche conquista o respeito do espadachim por sua conduta na guerra. Do campo, Cyrano manda cartas a Roxane todos os dias, supostamente escritas por Christian. Roxane visita o marido no acampamento e diz que agora se apaixonou por ele não apenas pela aparência, mas por suas palavras, e que o amaria mesmo que fosse feio. Percebendo que ela realmente ama Cyrano, Christian faz seu rival concordar em contar a verdade a Roxane e deixá-la decidir entre eles. Mas antes que a oportunidade surja, Christian se voluntaria para uma missão perigosa e é mortalmente ferido, silenciando Cyrano.
Roxane entra em luto para um convento. Os anos passam, com Cyrano visitando Roxane semanalmente, tendo se aposentado do exército e escreve artigos satíricos zombando da nobreza. De Guiche, que também fez amizade com ela e passou a respeitar Cyrano, ouviu um cortesão conspirar contra Cyrano. De Guiche avisa Roxane que a vida de Cyrano pode estar em perigo. Uma noite, Cyrano é atraído para uma emboscada; o poeta é atropelado por uma carruagem. Perto da morte, ele esconde seus ferimentos e vai manter seu encontro com Roxane pela última vez. Seu amor secreto por Roxane é finalmente revelado quando ele recita de memória a última de suas cartas de amor, que ela guardou, mas é tarde demais. Cyrano primeiro desliza para o delírio, depois morre, deixando Roxane de luto pela segunda vez.
Elenco: