Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)
País: USA, 131 minutos
Titulo Original: Erin Brockovich
Diretor(s): Steven Soderbergh
Gênero(s): Drama, Biografia
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Atriz (Julia Roberts)
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Atriz (Julia Roberts)
Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra
Prêmio Atriz do Ano (Julia Roberts)
Prêmio Ator Coadjuvante do Ano (Albert Finney )
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Prêmio de Melhor Atriz (Julia Roberts)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Julia Roberts)
Screen Actors Guild Awards, Los Angeles, California, USA
Melhor Performance de uma Atriz (Julia Roberts)
Melhor Performance de um Ator Coadjuvante (Albert Finney)
Prêmios AFI, Los Angeles, Estados Unidos
Prêmio AFI de Melhor Filme do Ano
Prêmios Blockbuster, Los Angeles, Califórnia, EUA
Prêmio Blockbuster de Atriz Favorita - Drama (Julia Roberts)
Prêmios Bogey, Alemanha
Prêmio Bogey
Prêmios da Broadcast Film Critics Association, USA
Prêmio de Melhor Atriz (Julia Roberts)
Grêmio dos Figurinistas, Los Angeles, California, USA
Prêmio de Melhor Figurino em Filme Contemporâneo (Jeffrey Kurland)
Associação dos Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth - USA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney)
Prêmios Júpiter, Alemanha
Prêmio Júpiter de Melhor Atriz Internacional (Julia Roberts)
Sociedade dos Críticos de Cinema de Las Vegas
Prêmio Sierra de Melhor Filme
Prêmio Sierra de Melhor Roteiro (Susannah Grant)
National Board of Review, USA
Prêmio NBR de Melhor Atriz (Julia Roberts)
Sinopse: Em 1993, Erin Brockovich é uma mãe solteira desempregada de três filhos que recentemente se feriu em um acidente de trânsito com um médico e está processando-o. Seu advogado, Ed Masry , espera ganhar, mas o comportamento conflituoso de Erin no tribunal durante o interrogatório faz com que ela perca o caso, e Ed não retornará seus telefonemas depois. Um dia, ele chega ao trabalho e a encontra no escritório, aparentemente trabalhando. Ela diz que ele disse que as coisas iriam dar certo e não funcionaram, e que ela precisava de um emprego. Ela pede um emprego a Ed, que ele relutantemente dá a ela.
Erin recebe os arquivos de um caso imobiliário em que a Pacific Gas and Electric Company (PG&E) está se oferecendo para comprar a casa de Donna Jensen, residente em Hinkley, Califórnia . Erin fica surpresa ao ver os registros médicos no arquivo e visita Donna, que explica que ela simplesmente manteve toda a correspondência da PG&E junta. Donna agradece a ajuda da PG&E: ela teve vários tumores e seu marido tem linfoma de Hodgkin , mas a PG&E sempre forneceu um médico às suas próprias custas. Erin pergunta por que eles fariam isso, e Donna responde, "por causa do cromo". Erin começa a investigar o caso e encontra evidências de que as águas subterrâneas de Hinkley estão seriamente contaminadas com cromo hexavalente cancerígeno, mas a PG&E disse aos residentes de Hinkley que eles usam uma forma mais segura de cromo. Depois de vários dias fora do escritório investigando, ela descobre que seus pertences estão faltando em sua mesa. Ela é então informada por Brenda, a secretária do Sr. Masry, que ela foi demitida por perder uma semana de trabalho.
Mais tarde, Ed visita Erin porque precisa dos documentos que ela encontrou durante a investigação, e ela aproveita para pedir seu emprego de volta. Recontratada, ela continua sua pesquisa e, com o tempo, visita muitos residentes de Hinkley e ganha sua confiança. Ela encontra muitos casos de tumores e outros problemas médicos em Hinkley. Todo mundo já foi tratado pelos médicos do PG&E e acha que o conjunto de casos é apenas uma coincidência, sem relação com o cromo "seguro". O pedido de indenização dos Jensens se transforma em uma grande ação coletiva. Infelizmente, todas as evidências diretas estão relacionadas exclusivamente à PG&E Hinkley e não à sede corporativa da PG&E em San Francisco.
Sabendo que a PG&E poderia atrasar qualquer acordo por anos devido a atrasos e recursos, Ed decide providenciar a disposição por arbitragem vinculativa, mas a grande maioria dos demandantes deve concordar com isso. Erin retorna a Hinkley e convence todos os 634 reclamantes a concordar. Enquanto ela está lá, um homem chamado Charles Embry se aproxima dela para dizer que ele e seu primo eram funcionários da PG&E, mas seu primo morreu recentemente por causa do veneno. O homem diz que foi encarregado de destruir documentos na PG&E, mas, "ao que parece, [ele] não era um funcionário muito bom".
Embry dá a Erin os documentos, que incluem um memorando de 1966 provando que a sede da empresa sabia que a água estava contaminada com cromo hexavalente, não fez nada a respeito e aconselhou a operação Hinkley a manter esse segredo. O juiz ordena que a PG&E pague um valor de liquidação de US $ 333 milhões a ser distribuído entre os demandantes, US $ 5 milhões dos quais vão para os Jensens. Erin traz o namorado com ela quando ela conta a eles sobre isso, e ele fica feliz quando entende para que tudo isso servia. Na sequência, Ed entrega a Erin seu pagamento de bônus pelo caso, mas avisa que ele mudou o valor. Ela começa a reclamar em voz alta que merece mais respeito, mas fica surpresa ao descobrir que ele aumentou - para US $ 2 milhões.