ERA UMA VEZ O CINEMA


Flor de Cacto (1969)

cover Flor de Cacto

link to Flor de Cacto on IMDb

País: USA, 103 minutos

Titulo Original: Cactus Flower

Diretor(s): Gene Saks

Gênero(s): Comédia, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.2/10 (8699 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Goldie Hawn)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Goldie Hawn)

Prêmios David di Donatello, Itália

David Especial (Goldie Hawn)

INDICAÇÕES star star star star star

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical/Comédia

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Ingrid Bergman)

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Goldie Hawn)

Prêmio de Melhor Canção Original (Quincy Jones, Cynthia Weil)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Atriz (Goldie Hawn)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Comédia adaptada de outro meio de comunicação (I.A.L. Diamond)

Sinopse: Dickinson (Ingrid Bergman) é uma mulher apaixonada, mas que sobrevive há anos em contato com o homem amado, que troca de namoradas tão rápido quanto troca de roupas. Só que agora ele parece estar apaixonado por uma moça mais jovem, e tem pretensões de com ela se casar.

Ingrid Bergman estava com 54 anos quando interpretou a personagem em Flor do Cacto. A atriz repetia a personagem interpretada por Lauren Bacall na produção da Broadway, encenado pela primeira vez em 1965. A estrela de Casablanca e que começou a carreira cinematográfica em The Count of The Monk's Bride (1934) mostra-se tão sensual quanto vinte anos antes e não deixa dúvidas quanto ao talento apresentado em tantos filmes, alguns vencedores do Oscar. No filme temos uma Goldie Hawn em seu primeiro filme, mas é impossível tirar os olhos de Bergman

No roteiro, Toni Simmons (Goldie Hawn) é uma jovem apaixonada que tem um relacionamento com um homem que julga ser casado. O que ela mais gosta nele é sua sinceridade, pois ele assumiu logo sua condição de casado. Agora Toni está incomodada, pois Julien Winston (Walter Matthau) lhe informa que irá se separar da esposa para se casar com ela. Preocupada com a esposa oficial, Toni lhe revela que não deseja fazer a mulher sofrer e pede para conhecê-la. O que ela não sabe é que Julien na verdade é solteiro e inventou toda a história para não ter que se casar. A confusão está formada quando Julien pede à sua assistente, Stephanie Dickson, que finja ser a sua esposa.

O filme foi bem recebido pelo público e crítica e Goldie Hawn acabou recebendo o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante nesse ano. A atriz substituiu Tuesday Weld, que era a primeira opção mas acabou recusando o papel. Goldie se preparara para ser uma estrela desde a adolescência, quando estreou nos palcos interpretando Julieta no drama shakespereano. E ela parece bem à vontade em sua primeira personagem cinematográfica (a atriz já estreara em filmes televisivos nos anos anteriores).

A presença de Walter Matthau fecha o triângulo amoroso de forma eficaz. O ator, mais conhecido por sua parceria com Jack Lemmon tem uma veia cômica inquestionável, e sua união com Ingrid Bergman e Hawn produz ótimos momentos. O maior de todos é a cena em que Ingrid Bergman dança ao lado do jovem Rick Lenz.

Outro destaque são os figurinos de Moss Mabry. O figurinista responsável pela jaqueta vermelha que James Dean usou em Juventude Transviada, criou neste filme uma gama de roupas modernas com ênfase nos modelos usados por Hawn e no vestido de festa usado por Ingrid Bergman na cena em que ela dança.

 

Elenco: