ERA UMA VEZ O CINEMA


Gladiador (2000)

cover Gladiador

link to Gladiador on IMDb

País: USA, 155 minutos

Titulo Original: Gladiator

Diretor(s): Ridley Scott

Gênero(s): Ação, Drama, Aventura

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.5/10 (1305258 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Oscar de Melhor Filme
Branko Lustig, Douglas Wick, David Franzoni

Oscar de Melhor Ator
Russell Crowe

Oscar de Melhor Figurino
Janty Yates

Oscar de Melhores Efeitos Visuais
Neil Corbould, John Nelson, Tim Burke, ...

Oscar de Melhor Mixagem de Som
Scott Millan, Bob Beemer, Ken Weston

Prêmio Globo de Ouro: Melhor Trilha Sonora Original
Hans Zimmer, Lisa Gerrard

MTV Movie Award:
Melhor Filme

Critics' Choice Award: Melhor Ator
Russell Crowe

Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme Dramático
Douglas Wick

Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Filme
Branko Lustig, Douglas Wick, David Franzoni

Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Montagem
Pietro Scalia

London Film Critics Circle Award for Best Actor
Russell Crowe

Critic's Choice Award:
Melhor Filme

National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante
Joaquin Phoenix

Critics' Choice Award: Melhor Compositor
Hans Zimmer

Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Design de Produção
Arthur Max

Prêmio do Sindicato de Produtores da América - Melhor Filme
Branko Lustig, Douglas Wick, David Franzoni

Satellite Award de Melhores Efeitos Visuais
John Nelson

Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Fotografia
John Mathieson

Critics' Choice Award: Melhor Ator Coadjuvante
Joaquin Phoenix

Satellite Award de Melhor Trilha Sonora
Hans Zimmer, Lisa Gerrard

Critics' Choice Award : Melhor Fotografia
John Mathieson

Satellite Award de Melhor Fotografia
John Mathieson

ADG Award de Excelência em Design de Produção em Filme de Época ou Fantasia
Arthur Max, Benjamín Fernández, Carlos Bodelón, ...

Prêmio NME:
Melhor Filme

Critics' Choice Award: Melhor Design de Produção
Arthur Max

Prêmio BAFTA de Cinema:
Prêmio Orange de Melhor Filme

Sinopse: Ridley Scott surpreendeu o mundo da sétima arte com “Gladiator”, um épico histórico de grande qualidade que acabou por conquistar o Óscar de Melhor Filme, o principal prémio cinematográfico da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

Com uma acção temporalmente localizada na época áurea do Império Romano, “Gladiator” acompanha a saga de Maximus (Russell Crowe), um sábio e intrépido general romano que, depois de vencer várias batalhas que contribuíram para a expansão territorial do Império Romano, pretende abandonar a frente de batalha para regressar a casa.

Mas com a súbita e trágica morte do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), que pretendia promove-lo a Imperador, Maximus é perseguido por Commodus (Joaquin Phoenix), o calculista e imprudente filho do falecido soberano. Depois de escapar à morte, Maximus regressa a casa, mas rapidamente descobre que durante a sua ausência, as forças romanas assassinaram a sua família. Desolado pela tragédia, acaba por ser capturado e posteriormente vendido como escravo a um velho e ambicioso gladiador que o leva até Roma para participar nos violentos jogos do Coliseu, fornecendo-lhe a oportunidade perfeita para executar uma tenebrosa vingança contra o verdadeiro assassino da sua mulher e do seu filho, o Imperador Commodus.

Dentro do estilo cinematográfico de “Ben-Hur” ou “Spartacus”, “Gladiator” apresenta-nos uma história recheada de elementos dramáticos e épicos que enaltecem um herói improvável, um homem outrora grandioso que perdeu tudo e todos mas que subitamente regressa para desafiar aquele que o traiu.

O argumento relata uma autêntica saga de vingança e perseverança que culmina numa trágica e emotiva conclusão, que confere ao valoroso herói uma despedida digna e ao ganancioso vilão uma despedida humilhante. Os diálogos apelam ao epicismo e dramatismo da história, sempre poéticos e aguerridos, aclamam constantemente ideais de justiça e vingança que endurecem a narrativa.

Os diversos elementos históricos que compõem e completam a narrativa entrelaçam-se pacificamente com os elementos fictícios que representam uma grande maioria da história. O melhor exemplo desta situação é a ampla e vasta construção de relações pessoais entre personagens fictícias, como Maximus e personagens históricas como Commodus ou Marcus Aurelius.

Esta ligação entre elementos históricos e elementos fictícios origina uma narrativa historicamente incorrecta mas substancialmente apelativa e, como não estamos perante uma biografia histórica, esta situação não prejudica o resultado final desta obra que desde inicio assume-se como uma produção fictícia.

Os imponentes cenários e as magnânimes paisagens do filme surpreendem qualquer espectador. Os efeitos especiais utilizados transmitem ao público a grandiosidade e majestosidade de Roma e do Coliseu, mas também criam uma ilusão de realidade e proximidade com uma época tão distante no tempo mas que foi recriada na perfeição pela equipa técnica do filme.

A direcção de Ridley Scott é absolutamente irrepreensível. A capacidade técnica do cineasta é demonstrada em várias partes do filme, nomeadamente nas sequências de batalha do coliseu onde somos apresentados a magníficos espectáculos de luta, brilhantemente coreografados e captados. A banda sonora da autoria do icónico Hans Zimmer também merece uma pequena menção de apreciação, porque transmite profundidade a várias cenas importantes do filme.

O elenco é liderado por Russell Crowe, que nos oferece uma performance de qualidade que transmite na perfeição a raiva sentida pela personagem principal. O grande vilão da história é interpretado por Joaquin Phoenix, que nos apresenta uma prestação satisfatória e convincente.

Destaque também para a última prestação cinematográfica de Oliver Reed (Proximo), que morreu durante a fase final das filmagens desta produção. Durante duas horas e meia somos transportados até à Roma Antiga por Ridley Scott, através deste competente e emocionante filme que merece todos os galardões cinematográficos conquistados. “Gladiator” é uma grande produção que merece toda a nossa atenção.

 

Elenco: