ERA UMA VEZ O CINEMA


Ivan the Terrible, Part I (1944)

cover Ivan the Terrible, Part I

link to Ivan the Terrible, Part I on IMDb

País: Rússia, 95 minutos

Título Original: Ivan Groznyy

Diretor(s): Sergei M. Eisenstein

Gênero(s): Drama, História, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.6/10 (7992 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Eisenstein iniciou esse trabalho para agradar Stálin, que era afixionado pela figura de Ivan, o Terrível, tanto que por vezes vagava no Kremlin (o mesmo Kremlin de Ivan, o Terrível), andando pelos cantos como um renegado (tal como Ivan, o Terrível de novo) e dizendo que Ivan era seu "professor", tanto que isso está anotado de lápis em um de seus livros na sua famosa biblioteca.

A cena inicial começa quando Ivan é coroado Grão-Princípe de Moscou, levando a descontentamentos entre os boiardos, inclusive de sua tia, Eufrosinia, e mais ainda quando se proclama Czar de Todas as Rússias, o que os embaixadores aqui representados, da Polônia e Livônia prontamente recusam-se a aceitar isso.

Percebe-se logo de início na trama, um clima de conspiração plantado pelos boiardos, que nada mais querem que desestabilizar seu governo e destroçar completamentamente a Rússia em Principados menores, tal como foi na época de Nevsky, e são ajudados pelos embaixadores estrangeiros.

Tal qual clima de conspiração, o embaixador de Livônia incita o braço direito de Ivan, o Princípe de Vladimir, Kurbsky, que o trono russo não é senão direito dele e não de Ivan.

De início, Kurbsky não dá-lhe ouvidos, afinal ele e Ivan são amigos desde a infância, mas depois quando Ivan casa-se com a princesa Anastacia, por intermédio de Eufrosinia, sua tia, ele sente-se ultrajado com aquilo, pois ele amava Anastacia, e começa a conspirar contra o Czar.

Nisso, na cena alegoricamente rica, cheia de ornamentos, uma pintura do filme, o casamento de Ivan com a princesa Anastacia, os ricos ornamentos, bem como a riqueza dos detalhes dos talheres, das taças de metal, até mesmo da comida, com seus sultuosos gansos assados sendo levados em bandejas nos ombros dos empregados, tudo isso é lindo de se ver.

Esse sem dúvida é um dos trabalhos mais ricos em detalhes e ornamentos de Eisenstein, mas não acho que seja o melhor.

Eis que o povo invade a cena do casamento, e um líder de um movimento campesino, de revoltosos, clama para que o czar não confie nos boiardos que nada mais fazem do que oprimir o povo... Ivan inicialmente despreza o velho líder camponês, dizendo que ele não tem cérebro, fazendo rir assim os boiardos que se cercam a seu lado, e em seguida diz abertamente: "Todo o inimigo do czar deve ser punido e os inimigos do czar são os boiardos!".

Ivan decretou guerra aos boiardos, um jogo perigoso por sinal, e acabou nomeando o líder do movimento camponês o chefe de sua guarda pessoal.

Eis que chega um emissário de Kazan (dos tártaros) puto da vida, dizendo que Kazan e o Principado de Moscóvia agora estavam em estado de guerra, e oferece a Ivan, a pena de se suicidar-se para salvar seu reino da destruição da guerra.

O emissário de Kazan entrega-lhe uma espada retorcida ensanguentada, mas eis que Ivan a pega e começa a fazer um discurso imensamente apaixonado, dizendo que ele não queria a guerra, mas que a guerra lhe era imposta.

O emissário de Kazan, em certa ocasião solta:

"Moscou pequena. Kazan Grande"

Ivan Vassilevich, Grão-Princípe de Moscóvia, então declara guerra a Kazan e termina o seu discurso dizendo: На Казан! (Para Kazan!) e eis que por meia hora os boiardos e os camponeses começam a gritar feito doidos: Na Kazan! Na Kazan! Na Kazan! (На Казан! На Казан! На Казан!)

O líder do levante camponês segue para o embaixador de Kazan e com um empurrão diz:

"Kazan Pequena. Moscou Grande"

O filme é um pouco omisso quanto ao papel da guerra em Kazan, mostrando que Ivan, o Terrível, era contrário que se cometessem atrocidades aos prisioneiros de guerra (o que não é verdade), mas mostra também com maestria o início da traição do braço direito de Ivan, Kurbsky, o gênio militar do próprio czar, que mandou colocar polvóra em uma larga e extensa cadeia de túneis construídos por sua ordem debaixo de Kazan, e a aliança que ele teria com membros da baixa nobreza que serviriam lealmente à sua morte.

 

Elenco: