>

ERA UMA VEZ O CINEMA


Jogo Mortal (1972)

cover Jogo Mortal

link to Jogo Mortal on IMDb

País: Inglaterra, 138 minutos

Titulo Original: Sleuth

Diretor(s): Joseph L. Mankiewicz

Gênero(s): Mistério, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.0/10 (42594 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmio David di Donatello

Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro - Laurence Olivier

New York Film Critics Circle Award

Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro - Laurence Olivier

Edgar Allan Poe Awards

Prêmio de Melhor Roteiro - Anthony Shaffer

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator - Michael Caine, Laurence Olivier

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Diretor - Joseph L. Mankiewicz

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora Original - John Addison

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático - Michael Caine, Laurence Olivier

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme Dramático - Morton Gottlieb

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator - Laurence Olivier

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro - Anthony Shaffer

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia - Oswald Morris

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Direção de Arte - Ken Adam

Prêmio Marcello Mastroianni

Prêmio para Melhor Ator ou Atriz Jovem

Sinopse: No filme, Michael Cane vive um cabeleireiro e Laurence Olivier um escritor de histórias policiais, que possuem uma coisa em comum: a mesma mulher. Enquanto o primeiro é um amante apaixonado, que não sabe como sustentar as extravagâncias de sua paixão, o segundo é um marido que está cansado dela e pretende ficar com uma outra amante. Quando misteriosamente o escritor convida o amante de sua mulher para uma conversa em sua casa, dá-se início um jogo de mentiras e acusações entre os dois.

Por ser baseado numa peça escrita por Anthony Shaffer e ter o roteiro escrito por ele mesmo, a produção mistura-se com elementos teatrais. Apenas dois atores sustentam toda a história: o extraordinário Laurence Olivier que ao longo de sua carreira participou de 121 peças de teatro e Michael Caine, não tão conhecido na época, mas igualmente talentoso como podemos perceber analisando toda a sua carreira. Juntamente com atuações notáveis, dignas de uma apresentação teatral, os diálogos rápidos, impactantes e inteligentes agregam mais ainda á enorme conexão artística entre os dois atores, contribuindo para a construção de uma grande atmosfera teatral.

Além de todos esses elementos apresentados, ao analisarmos a história, podemos perceber como ela é inteiramente uma grande homenagem aos romances policiais. Toda a tensão criada durante todo o filme e a desconfiança que somos levados a ter a cada reviravolta na história, se aproxima muito ao modelo clássico dos grandes livros sobre assassinatos e investigações.

Não é à toa, que o busto de Edgar Allan Poe aparece várias vezes em cima da lareira e é quase sempre apresentado em quadro juntamente com o personagem de Laurence Olivier, que é um grande autor de livros do gênero e tem como uma de suas grandes criações, o detetive “Sinjen Lord Merridew”, que poderíamos dizer que seria uma espécie de versão masculina de Agatha Christe, mundialmente conhecida pelos seus contos policiais engenhosos, que tinham como figura atuante em praticamente todos, o inabalável e destemido Herculé Poirot.

Todas essas referências narrativas que indicam que a história é uma grande alegoria para prestar homenagem aos romances policiais é claramente percebido no título original: “Sleuth”, que significa Detetive. Portanto, se trata de um enredo que apresenta dois indivíduos que tentam pensar como detetives, para construir com engenhosidade seus crimes mesmo que sejam, ou não reais. Uma trama que em seu encerramento, ao transformar o cenário em um palco e mostrar o fechar das cortinas, consegue homenagear três grandiosas formas artísticas de se contar uma história: o cinema, o teatro e a literatura.

 

Elenco: