ERA UMA VEZ O CINEMA


Mister Roberts (1955)

cover Mister Roberts

link to Mister Roberts on IMDb

País: USA, 123 minutos

Titulo Original: Mister Roberts

Diretor(s): John Ford, Mervyn LeRoy, Joshua Logan

Gênero(s): Drama, Comédia, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (15064 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Jack Lemmon)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Frank S. Nugent, Joshua Logan)

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Sinopse:Em abril de 1945, o navio de suprimentos da Marinha dos Estados Unidos, “Reluctant”, e sua tripulação, encontram-se próximos de uma ilha do Pacífico Sul. A tripulação sofre com o calor intenso e com o Capitão Morton, o tirânico comandante que sente prazer em minar a moral do grupo. Por outro lado, o tenente Douglas Roberts tenta animar os marinheiros e, ao mesmo tempo, tendo deixado a faculdade de medicina para lutar na guerra, pede sua transferência. Pelo regulamento, o Capitão Morton é forçado a encaminhar seus pedidos, mas se recusa a endossá-los, fazendo com que eles sejam rejeitados.

Roberts compartilha seus aposentos com o guarda-marinha Frank Thurlowe Pulver, o qual passa a maior parte de seu tempo em seu beliche, evitando a todo custo o Capitão Morton, a ponto deste não saber que ele faz parte da tripulação.

A pedido de Roberts, o Capitão Morton concorda em permitir que a tripulação tenha a liberdade de deixar o navio, quando de sua próxima parada de reabastecimento, desde que ele pare de solicitar sua transferência e de escrever cartas sobre a desarmonia a bordo, o que põe em risco suas chances de promoção. Uma vez em terra, depois de meses de frustração reprimida, muitos marinheiros são presos e levados de volta ao navio pela polícia militar e pela patrulha costeira. Na manhã seguinte, Morton é repreendido pelo Capitão do Porto, e obrigado a zarpar imediatamente.

A notícia da vitória dos Aliados na Europa deprime ainda mais Roberts, sabendo que a guerra pode acabar em breve sem que ele tenha participado do combate. No entanto, quando um membro da equipe informa Roberts sobre uma nova política da Marinha que poderá ajudá-lo a obter sua tão sonhada transferência, apesar da oposição do Capitão Morton, ele se recusa a tirar vantagem disso.

Semanas depois, Roberts é inesperadamente transferido. O Tenente “Doc”, médico do navio e seu grande amigo, confidencia que ele e a tripulação arriscaram ser submetidos à Corte Marcial, ao enviarem um pedido de transferência com uma forjada aprovação do Capitão Morton. Antes de partir, Roberts é presenteado com a medalha artesanal, “Ordem da Palma”, por ação contra o inimigo.

Algum tempo depois, o guarda-marinha Pulver recebe duas cartas. A primeira, de Roberts, onde ele fala com entusiasmo de sua nova missão, a bordo do destróier USS Livingston, durante a batalha de Okinawa, reafirmando que continua feliz por ter recebido a “Ordem da Palma”, que a considera melhor do que a “Medalha de Honra”. A segunda, enviada por um colega de faculdade, que informa que Roberts foi morto em um ataque kamikaze logo após a primeira carta ter sido postada.

Elenco: