>

ERA UMA VEZ O CINEMA


Mona Lisa (1986)

cover Mona Lisa

link to Mona Lisa on IMDb

País: Inglaterra, 104 minutos

Titulo Original: Mona Lisa

Diretor(s): Neil Jordan

Gênero(s): Crime, Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.3/10 (12154 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmio Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático - Bob Hoskins

Festival de Cinema de Cannes, França

Prêmio de interpretação masculina - Bob Hoskins

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator - Bob Hoskins

Prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema

Prêmio de Melhor Ator - Bob Hoskins

Los Angeles Film Critics Association Award

Prêmio de Melhor Ator - Bob Hoskins

New York Film Critics Circle Award

Prêmio de Melhor Ator - Bob Hoskins

London Film Critics Circle Award

Prêmio de Melhor Ator - Bob Hoskins

Prêmio NME

Prêmio de Melhor Filme

Sinopse: Mona Lisa é um filme de 1986 que narra as desventuras de George (Bob Hoskins), um homem que acaba de sair da prisão e encontra trabalho como motorista para Simone, uma prostituta. Mais tarde, ele será imerso na busca de um amigo de Simone, uma garota de idade semelhante à de sua filha. Uma filha que ela mal vê.Neil Jordan oferece um cocktail refrescante no qual drama, suspense, cinema preto e um grande estudo de personagens se encaixam. A perfeita harmonia destes torna praticamente impossível ficar aborrecido ao vê-lo. Há também, na sua segunda metade, alguma semelhança com o Hardcore de Paul Schrader, quanto à busca dolorosa de uma inocência corrompida.

A diferença é que no Hardcore, George C. Scott compromete-se a procurar a garota pelos laços familiares e, em Mona Lisa, é apenas para o altruísmo, o que a torna mais tocante. Além disso, o filme que nos ocupa se destaca mais no visual. Paul Schrader é um excelente roteirista, mas Neil Jordan nasceu como diretor. Isso pode ser visto no dinamismo que dá as imagens, a mão certa com a qual ele freia um ritmo progressivamente opressivo e turvo e a maneira pela qual uma história conta a história aproveitando o meio cinematográfico, narrando mais com aparência e silêncio do que através de diálogos de rotina.

Bob Hoskins tem muito mérito de fazer o filme funcionar tão bem. Não consigo pensar em uma escolha melhor para o papel e transmitir tanta credibilidade e calor em cada gesto. Pertence a uma raça não muito abundante de atores que preferem não fingir ser alguém, mas ser um por um período de tempo. O papel de homem ordinário e comum, mas com um coração de ouro, parece um anel ao dedo e não há vestígios de impostura em seus gestos.

O filme foi rodado em apenas nove semanas, dispondo de um orçamento muito reduzido, mas gerido por um dos jovens e promissores produtores da época, Stephen Woolley. Para conseguir o financiamento, ele obteve a contribuição da Handmade Films, uma pequena sociedade de produção fundada pelo antigo Beatle George Harrison.

Elenco: