ERA UMA VEZ O CINEMA


Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

cover Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

link to Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos on IMDb

País: Espanha, 88 minutos

Título Original: Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios

Diretor(s): Pedro Almodóvar

Gênero(s): Drama, Comédia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.5/10 (32364 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Filme para Jovens (Pedro Almodóvar)

Prêmio de Melhor Atriz (Carmen Maura)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

Festival Internacional de Toronto, Canadá

Prêmio Escolha do Povo (Pedro Almodóvar)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Ciak de Ouro de Melhor Atriz (Carmen Maura)

Prêmio Osella de Ouro de Melhor Roteiro (Pedro Almodóvar)

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Filme

Goya de Melhor Edição (José Salcedo )

Goya de Melhor Roteiro Original (Pedro Almodóvar)

Goya de Melhor Atriz (Carmen Maura)

Goya de Melhor Atriz Coadjuvante (María Barranco)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Direção (Pedro Almodóvar)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Pedro Almodóvar)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Citação Especial (Pedro Almodóvar)

Prêmios Sant Jordi de Barcelona

Prêmio do Público de Melhor Filme (Pedro Almodóvar)

Prêmio de Melhor Atriz Espanhola (María Barranco)

Sinopse: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos é uma comédia nonsense que flerta, com muito humor, com o melodrama e a tragicomédia. Tudo gira em torno de Pepa, personagem de Carmen Maura, que está saindo de uma relação com seu colega de trabalho, Iván. Ambos são atores, dubladores e vivem uma relação conturbada, já que Iván é casado e ainda parece ter uma terceira mulher.

Já sua esposa, acaba de sair de um manicômio e quer se vingar de Pepa, a amante do marido. Enquanto que o filho do casal, Carlos, vivido por Antonio Banderas, está prestes a se casar e procura um imóvel para alugar, o que o acaba levando para o apartamento de Pepa.

Mulheres à Beira de um Ataque de NervosComo se tudo não fosse o suficiente, ainda tem uma amiga de Pepa, que está com problemas por ter namorado um terrorista recém preso. Mas, nada disso tem graça sendo contado assim, tão cartesianamente. O roteiro de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos não é para ser contado, é para ser vivenciado. Em sua fase mais criativa, Almodóvar abusa das situações nonsenses, dos diálogos irônicos, do jogo de palavras e gestos que nos envolvem de uma maneira única. A história de Pepa é viva, e nos faz rir até de nervoso nos momentos mais estranhos.

Mulheres à Beira de um Ataque de NervosE claro, as cores. As famosas cores de Almodóvar aqui exercem o seu papel fundamental. Construir uma sensação de mundo. No jogo das roupas dos personagens, no telefone vermelho, no fogo que consome a cama de Pepa, nos detalhes do cenário. Tudo em um tom a mais, em uma sensação de exagero que vibra em nossa frente. Um frescor de emoções exacerbadas. E nisso, nem coloco o cenário do táxi mambo, que é um personagem à parte.

Pepa acaba pegando esse veículo diversas vezes na trama, com um taxista hilário vivido por Guillermo Montesinos que até autógrafo pega dela. O táxi é um verdadeiro cenário surreal, com direito a remédios, bebidas, penduricalhos diversos e, claro, várias referências ao mambo e à cultura latina. Parece que Pepa entra em um mundo a parte, cada vez que entra naquele veículo. E são divertidas as próprias brincadeiras que faz como quando ela diz: "siga aquele carro". E ele responde que achava que aquilo só acontecia em filme.

Mulheres à Beira de um Ataque de NervosAliás, o próprio perfil de Pepa e Iván serem dubladores de filmes traz um brilho especial para os seus personagens. A voz deles é marcante e ao mesmo tempo é falsa, colocada por cima de rostos que não os representam. Assim como é a própria relação deles. Ainda traz outras brincadeiras como quando a ex-esposa diz que viu um filme na televisão, e o rosto não era de Iván, mas que a voz era, que ela conseguia reconhecer, e que ele dizia: eu te amo.

São esses vários detalhes que deixam Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos tão rico. A música também é pensada com cuidado. A cena da cama pegando fogo com uma música de tourada, mesmo, é ótima. Os detalhes dos diálogos, as referências, as piadas, tudo é construído com muito humor e muita sensibilidade. Almodóvar evoluiu desde então, claro, mas esse humor quase ingênuo de sua primeira fase de carreira continua tendo um brilho especial, e que ele vem perdendo a cada filme que mergulha mais e mais no drama mais intenso.

 

Elenco: