ERA UMA VEZ O CINEMA


Nosferatu (1922)

cover Nosferatu

link to Nosferatu on IMDb

País: Alemanha, 94 minutos

Titulo Original: Eine Symphonie des Grauens

Diretor(s): F.W. Murnau

Gênero(s): Terror, Fantasia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.9/10 (86679 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Um escritor relata como a peste assolou a cidade portuária de Wisborg em 1838: o corretor de imóveis Knock recebeu de um tal de Conde Orlok dos Montes Cárpatos a missão lhe encontrar uma casa em Wisborg. Visivelmente empolgado com a oferta, encarrega seu jovem empregado Thomas Hutter com a tarefa de ir diretamente aos aposentos do Conde para lhe oferecer uma casa em frente à de Hutter. A casa a ser vendida, porém, está caindo aos pedaços. Ellen, sua jovem esposa, desconfia e fica extremamente preocupada com os planos de viagem de seu marido. Hutter deixa sua esposa aos cuidados de seu amigo, o armador Harding, e põe o pé na estrada. Antes de chegar ao castelo do Conde, para para relaxar em uma pensão. Os habitantes locais temem Orlok e alertam o jovem rapaz quanto ao perigo de seguir em frente. O Livro do Vampiro, um compêndio sobre sugar sangue, serve-lhe de alarme, mas, se livrando de qualquer escrúpulo, segue viagem. Quando seu condutor em pânico finalmente o abandona, Hutter é levado pela carruagem do Conde por uma aterrorizante floresta e chega a seu sombrio castelo.

Conde Orlok não é menos obscuro que seu castelo: um sujeito careca e raquítico. O jantar é preparado para Hutter. Quando ele acidentalmente corta seu dedo com a faca, o Conde se lança com furor sobre o sangue da ferida. O Conde insiste para que o jovem passe a noite no local. Após uma noite pesada de sono, Hutter acorda com duas marcas de mordida em seu pescoço. Quando o Conde, na noite seguinte, sem querer vê o retrato da esposa de Hutter em um medalhão, aceita imediatamente a proposta do corretor e assina o contrato sem pestanejar. Hutter começa a temer que desta forma está praticamente convidando uma desgraça a sua cidade. Nesta noite, enquanto Hutter dorme, Orlok se aproxima dele para sugar seu sangue. Mas, ao mesmo tempo, muito distante dali, Ellen acorda desesperada em sua cama e estende sua mão. O Conde desiste do sacrifício iminente.

Ellen cai num estado de transe e começa a sonambular. Enquanto isso, Hutter vai explorando o castelo de Orlok e encontra o Conde em seu sono cadavérico dentro de um caixão. À noite Hutter vê o Conde colocar caixões cheios de terra dentro de uma carruagem. O último caixão, vazio, serve de cama ao próprio conde. Hutter foge do castelo, fica inconsciente e é salvo pelos locais, que tratam sua febre num hospital. Durante isso, Orlok cuida para que os caixões sejam transportados de jangada a Warna e colocados em um veleiro. O Empusa parte então para Wisborg com Orlok a bordo, enquanto Hutter, já recuperado, se apressa para chegar em casa por terra. A bordo do Empusa, os tripulantes vão morrendo um a um de uma misteriosa doença. Quando os marujos vasculham e abrem o caixão, uma horda de ratos escapam dele. Quando somente o capitão e seu primeiro suboficial ainda estão vivos, o Conde levanta de seu caixão. Os dois últimos sobreviventes por fim morrem, e o Empusa chega como um navio fantasma ao porto de Wisborg.

Enquanto isso, Knock, em um manicômio por conta de seu apetite por moscas vivas, regozija-se com a chegada do "Mestre". O Conde, com um caixão e seus ratos, deixa a embarcação e se dirige à notívaga cidade. As autoridades locais encontram no Empusa o diário de bordo relatando sobre a mortal doença. Eles declaram estado de emergência, embora já seja tarde demais: a peste se alastra em Wisborg trazendo incontáveis vítimas. Mesmo o paracelsiano Professor Bulwer, especialista em epidemias, não descobre nenhum antídoto contra a praga. Knock foge e é perseguido por uma multidão de pessoas que o culpam pela epidemia, mas consegue escapar e se esconde fora da cidade.

Ademais, Hutter conseguiu chegar a Wisborg. Ele traz consigo o "Livro dos Vampiros". Ellen lê que somente uma mulher pura teria o poder de deter "o Vampiro", lhe oferecendo, para isso, o próprio sangue para ser bebido e lhe causando "o esquecimento do Canto do Galo". Enquanto isso, Orlok vai se acomodando na casa abandonada em frente à de Hutter. Carente e encantado, consegue espiar o quarto de Ellen pela janela. A moça por pouco não entra em colapso e manda Hutter procurar um médico. À iminência de realizar seu desejo, Orlok se infiltra no quarto de Ellen e se aproxima dela para beber seu sangue. Ao vê-la, cai em si e se apavora com o fato de que o amanhecer se aproxima. Ao primeiro canto do galo, assim como ao primeiro raio de sol, o vampiro se desfaz em cinzas. Hutter chega com o médico ao quarto de Ellen e examina o braço dela, mas já é tarde: Ellen está morta. Porém, como que por milagre, com o fim do vampiro, a peste também é vencida.

Elenco: