ERA UMA VEZ O CINEMA


O Beijo da Mulher-Aranha (1985)

cover O Beijo da Mulher-Aranha

link to O Beijo da Mulher-Aranha on IMDb

País: Brazil, 120 minutos

Titulo Original: Kiss of the Spider Woman

Diretor(s): Hector Babenco

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.4/10 (13953 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator (William Hurt)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator (William Hurt)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Ator (William Hurt)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Ator Estrangeiro (William Hurt)

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Ator do Ano (William Hurt)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Ator (William Hurt)

Festival Internacional de Cinema de Tóquio, Japão

Prêmio Especial (Hector Babenco)

Sinopse: Num presídio de um país latino-americano não especificado, dois prisioneiros ensaiam uma difícil convivência.  Um deles, Molina, é um homossexual condenado por corrupção de menores.  O outro, Valentin, é um militante político, torturado quase que diariamente pelas autoridades que desejam obter informações sobre suas atividades subversivas - são duas personalidades diferentes entre si, cujo único ponto em comum é o de representarem, cada um a seu modo, uma ameaça ao Estado.

Molina, politicamente desinformado, vive num mundo delirante, onde a realidade mistura-se aos filmes que viu e que conta a cada noite.  Histórias de heróis e heroínas trágicas, em que os sentimentos predominam sobre qualquer outro valor.  Valentin é o militante devotado à sua causa, que denuncia como fraqueza qualquer manifestação de sentimento que não esteja diretamente ligada aos seus ideais políticos.

Noite após noite, Molina reconstitui as lembranças de dois filmes.  Um filme nazista onde a heroína Leni Lamaison, uma cantora francesa apaixonada por um general alemão, é aprisionada pela Resistência.  E um outro, no qual uma mulher-aranha recolhe e cuida de um náufrago numa ilha deserta.

Os delírios cinematográficos de um e os sofrimentos físicos do outro vão, pouco a pouco, aproximá-los. Nesse processo de transferência e de identificação, vão progressivamente eliminando as diferenças, os preconceitos e o medo recíproco, para descobrirem a solidariedade, o respeito mútuo, a dignidade e a amizade.

Valentin descobrirá, além de suas limitadas convicções políticas, o verdadeiro sentido da vida através da emoção, da capacidade de sonhar e de chorar.  E Molina, pressionado continuamente pelo diretor do presídio e por um agente de polícia para que obtenha informação sobre as atividades políticas de Valentin, será capaz de renegar um passado e colocar em risco sua própria vida em nome dessa amizade.

Elenco: