ERA UMA VEZ O CINEMA


O Boulevard do crime (1945)

cover O Boulevard do crime

link to O Boulevard do crime  on IMDb

País: França, 189 minutos

Titulo Original: Les Enfants du Paradis

Diretor(s): Marcel Carné

Gênero(s): Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.4/10 (17079 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio da Crítica Internacional - Menção Especial

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original

Sinopse: Há filmes que parecem verdadeiros milagres. O BOULEVARD DO CRIME (1945), de Marcel Carné, é um deles. Realizado durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, e em um momento em que tudo era difícil e escasso, sem falar na perseguição de alguns judeus que participavam da produção e por isso tinham que se esconder dos alemães, o filme é uma das obras mais luxuosas e mais ambiciosas da cinematografia francesa.

Com suas mais de três horas de duração divididas em duas partes, que funcionam perfeitamente para separar a trama em dois momentos distintos das vidas dos personagens, o filme foi lançado com êxito logo após o fim da guerra para uma plateia que finalmente podia sentir o gostinho da liberdade, e que certamente deve ter se encantado totalmente com a história de amor e maldade que compõe esse exemplar máximo do chamado realismo poético francês, uma espécie de escola estética que predominou no país nas décadas de 1930 e 40.

Na Paris de 1828, o "Boulevard du Temple", mais conhecido como "Boulevard du Crime", por estar localizado numa região de constantes assaltos e até mesmo de assassinatos, é a grande avenida onde se apresenta toda sorte de artistas populares. 

É também lá que estão casas de espetáculos como o "Théâtre des Funambules", em cujo palco apresenta-se o mímico Baptiste Debureau, que vem atraindo multidões para vê-lo em cena.  É nesse ambiente que chega Frédérick Lemaître, talentoso e ambicioso ator em busca de emprego, e que é contratado para fazer pequenos papéis nas peças de Baptiste, de quem se torna amigo, indo morar na mesma pensão de Mme. Hermine. 

Acostumado a vagar solitário pelas ruas à noite, o mímico é levado pelo mendigo e falso cego 'Fio de Seda' ao bar "La Gorge Rouge", onde vê Garance, a mulher por quem é apaixonado, em companhia do ladrão e assassino Lacenaire.  Ignorando o perigo, o tímido e romântico Baptiste corteja Garance, e, embora seja correspondido, é expulso do local por Lacenaire.

Mesmo expulso, Baptiste consegue levar Garance até a pensão de Mme. Hermine onde, devido à sua timidez, não consegue consumar fisicamente seu amor, deixando-a sozinha no quarto.  Só que, no quarto ao lado, o sedutor Frédérick descobre a nova vizinha e tem um caso com ela.

Além de prejudicar sua atuação no teatro, a desilusão amorosa faz com que Baptiste enfim se case com a colega de cena Nathalie, ao mesmo tempo em que Garance, acusada injustamente de um crime cometido por Lacenaire, sucumbe ao assédio do Conde de Montray, casando-se com ele para escapar da prisão. 

Frédérick, por sua vez, deixa o "Funambules" em busca de papéis de maior destaque e que lhe tragam o sucesso tão cobiçado.

Sete anos mais tarde, Baptiste torna-se um mímico célebre, ao mesmo tempo em que Frédérick é reconhecido como um astro famoso.  É quando Garance, descobrindo que cometeu um erro ao se casar com o Conde, retorna ao convívio dos dois, provocando incidentes dramáticos.

 

Elenco: