ERA UMA VEZ O CINEMA


O Campeão (1931)

cover O Campeão

link to O Campeão on IMDb

País: USA, 86 minutos

Titulo Original: The Champ

Diretor(s): King Vidor

Gênero(s): Drama, Esporte

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.3/10 (2766 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator
Wallace Beery

Oscar de melhor história original
Frances Marion

Produção: Produção da Essanay Film Manufacturing Company ; distribuído pela The General Film Company, Incorporated . / Cenário de Charles Chaplin . Cinematografia de Harry Ensign. / Lançado em 11 de março de 1915. / Formato esférico padrão de 35 mm 1,33: 1. / A produção foi filmada no Essanay Studio em Niles (Fremont), Califórnia.

Sinopse: Andy "Champ" Purcell ( Wallace Beery ) é o ex-campeão mundial dos pesos pesados, agora sem sorte e vivendo em condições miseráveis ​​com seu filho "Dink" , de oito anos, em Tijuana, México . Champ tenta treinar e convencer os promotores a armar uma luta para ele, mas seus esforços são constantemente frustrados por seu alcoolismo . Dink fica repetidamente desapontado e decepcionado com as ações irresponsáveis ​​de seu pai e frequentes promessas quebradas de parar de beber, mas sua devoção total ao pai nunca vacila.

Além de seu problema com a bebida, Champ também é um jogador compulsivo, outro vício que ele repetidamente promete a Dink que vai se render (mas nunca o faz). Depois de uma sequência de vitórias, ele cumpre uma promessa anterior de comprar um pônei para Dink, a quem eles posteriormente chamam de "Pequeno Campeão" e decide entrar em uma corrida. Na pista, Dink encontra uma mulher que, sem o conhecimento de nenhum dos dois, é na verdade sua mãe, Linda. Ela agora se casou novamente com Tony, um homem rico que possui um dos outros cavalos da corrida.

Linda e Tony observam Dink e Champ juntos e percebem que Dink é seu filho. Champ permite que Linda veja Dink, que aceita que ela é sua mãe. Mas Dink não sente nenhuma emoção por ela, já que ela nunca fez parte de sua vida. Linda resolve tirar Dink da atmosfera negativa em que ele está crescendo e deixá-lo morar com a família dela.

Pegando Champ durante uma farra de apostas que durou a noite toda, Tony pede que ele entregue Dink para que Tony e Linda possam colocar Dink na escola. Champ recusa. Enquanto o exausto Dink dorme em uma mesa próxima, Tony observa sem rodeios que Champ não é um bom pai. A noite do jogo termina com o Champ perdendo o Little Champ, o que arrasa Dink. Champ pede a Linda dinheiro suficiente para comprar o cavalo de volta, e ela o dá a ele. Mas antes que ele possa comprar o cavalo de volta, ele começa a jogar novamente e perde o dinheiro que Linda lhe emprestou. Ele também acaba na prisão, partindo o coração de Dink mais uma vez.

Envergonhado de suas ações e com seu espírito quebrado, Champ finalmente concorda em enviar um Dink relutante para viver com Tony e Linda. Na viagem de trem para casa, Tony e Linda fazem o possível para dar as boas-vindas a Dink em sua família. Dink não gosta deles, mas é consumido apenas por pensamentos sobre seu pai. Ele foge de volta para Tijuana, onde descobre que Champ tem luta marcada com o campeão mexicano dos pesos pesados. Quando ele vê Dink, Champ imediatamente volta ao bom humor. Ele treina forte para a luta e, pela primeira vez, realmente evita beber e jogar. Champ está determinado a vencer a luta, deixar Dink orgulhoso dele e usar seu prêmio em dinheiro para resgatar o Pequeno Champ.

Tony e Linda comparecem à luta, trazendo os melhores votos genuínos e garantias de que não farão mais esforços para separar Dink de Champ. A partida é brutal e Champ está gravemente ferido. Dink e os outros em seu canto o incentivam a jogar a toalha, mas Champ se recusa a permitir. Ele reúne uma última explosão de energia e nocauteia seu oponente. Após a luta, ele apresenta triunfantemente o Pequeno Campeão para Dink. Mas depois de testemunhar a reação de alegria de seu filho, Champ desmaia.

Champ é levado ao seu camarim, onde um médico determina que seus ferimentos são mortais. Champ pede que Dink se anime e depois morre, deixando Dink inconsolável. Apesar dos melhores esforços de todos os homens e meninos na sala, que um a um tentam acalmá-lo, Dink lamenta continuamente: "Eu quero o campeão!" Finalmente, Dink vê Linda entrar na sala. Dink olha para ela e grita: "Mãe!" e corre para os braços dela. Ela o pega e ele soluça: "O campeão está morto, mamãe." Ela se vira e o carrega para fora da sala enquanto ele enterra o rosto em seu ombro, chorando.

 

Elenco: