O Fantasma da Liberdade (1974)
País: França, 104 minutos
Titulo Original: Le Fantôme de la Liberté
Diretor(s): Luis Buñuel
Gênero(s): Comédia
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
Avaliação (IMDb):
7.9/10 (12994 votos)
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália
Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Luis Buñuel)
Sinopse:
Em Toledo, quando as tropas de Napoleão assaltam a cidade, os soldados acampam em uma igreja católica que profanam bebendo, cantando e comendo hóstias. O capitão acaricia a estátua de uma mulher medieval e é deixado inconsciente pela estátua do marido. Como vingança, o capitão exuma o corpo da esposa e descobre que seu rosto não se decompôs com o tempo.
Longe dali, duas meninas encontram-se com um homem suspeito em um parque, que lhes entrega umas fotografias, supostamente pornográficas. No entanto, ao chegarem em casa, seus pais descobrem que são totalmente inofensivas. Horas depois, quando o casal vai dormir, aparecem em seu quarto um galo, uma mulher com um relógio e uma vela, um carteiro com uma bicicleta e uma avestruz. No dia seguinte o homem procura um médico, que lhe recomenda um psiquiatra.
Na ocasião, a enfermeira que trabalha para o médico, pede autorização para sair, pois pretende visitar seu pai doente. No caminho, ela encontra um tanque de guerra com soldados e, pouco depois, procura uma pousada para passar a noite, onde se encontram vários monges do convento de São José. Nessa mesma noite, chegam à pousada um jovem acompanhado de sua tia. Ao chegarem ao quarto, o sobrinho insiste em ver a tia nua, mas ela reage, alegando ser virgem. Ele não se conforma e, ao retirar a roupa dela à força, fica fascinado ao verificar que seu corpo é de uma jovem mulher. Em seguida, ele sai para se encontrar com um jovem casal e tomar uma bebida. Horas mais tarde, ao retornar para o quarto, ele é recebido pela tia que, agora, deseja perder a virgindade com ele.
Na manhã seguinte, a enfermeira segue para Argenton, levando como carona, um professor da polícia que está indo para lá. Ao chegarem em Argenton, o professor se dirige à uma Academia de Polícia, onde fala para seus alunos sobre um jantar que teve com sua mulher e amigos em sua casa, onde os convidados falaram sobre os produtos tóxicos que contaminam o mundo.
Em seguida, dois policiais entram em serviço, onde param o Sr. Legendre, que estava em alta velocidade para se encontrar com seu médico. Ao ser liberado, ele segue até o consultório de seu médico, que lhe informa ser ele portador de um câncer. Ao voltar para casa, ele diz à esposa que nada está errado com ele. Logo em seguida, o casal recebe um telefonema informando que sua filha desapareceu da escola. Seu desaparecimento é relatado à polícia, embora ela se ache fisicamente presente. Nessa cena absurda, ela está lá, os adultos podem vê-la e falar com ela, mas agem como se ela estivesse desaparecida.
Em seguida, seguimos um atirador de elite até o topo de um edifício altíssimo, de onde ele mata pessoas aleatoriamente nas ruas abaixo. Ele é preso, considerado culpado e sentenciado à morte, mas deixa o tribunal para ser tratado como uma celebridade.
O Sr. Legendre é chamado para ver o chefe da polícia, que devolve sua filha desaparecida. O militar está pronto para ler uma carta explicando como a menina foi encontrada, mas é interrompido e sai para visitar um Bar. Lá, ele conhece uma mulher que se parece com sua irmã morta. Logo em seguida, ele recebe um telefonema de sua irmã morta pedindo que ele a encontre no mausoléu da família. De repente, ele é preso por profanação, por policiais que se recusam a acreditar que ele seja o Chefe da Polícia. Em seguida, ele é levado ao seu escritório, onde um homem havia tomado seu lugar. Os dois se tratam cordialmente e discutem o controle da multidão, como se estivessem familiarizados.
Elenco: