ERA UMA VEZ O CINEMA


O Homem Que Ri (1928)

cover O Homem Que Ri

link to O Homem Que Ri on IMDb

País: USA, 110 minutos

Titulo Original: The Man Who Laughs

Diretor(s): Paul Leni

Gênero(s): Suspense, Terror, Drama, Romance, Mistério

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (5703 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: O Homem que Ri, na tradução, é antes de mais nada, uma história de amor, ainda que com toques macabros que a remetem ao cinema expressionista alemão. Ambientado na Inglaterra do século XVII, a obra-prima de Leni no final da era do cinema mudo, conta a história de Gwynplaine, o trágico filho de um nobre que é desfigurado depois que seu pai insulta o rei tirano.

O monarca condena o pai à morte em uma donzela de ferro e o filho a uma vida inteira de humilhação pública por meio de mutilação extraordinária. Invocando as habilidades de um cirurgião, o Dr. Hardquannone (George Siegman), associado a um bando de ciganos ostracizados e temidos, Os Compracichos, o rosto do garoto está terrivelmente fixo em um sorriso permanente. Como afirma uma carta de título, o rei o condena “a rir para sempre de seu pai tolo”.

Os Comprachicos alteram cirurgicamente o sorriso de suas vítimas em um sorriso permanente, para que possam vendê-las como palhaços e bobos da corte. No entanto, quando os Comprachicos são expulsos da Inglaterra, eles abandonam o jovem Gwynplaine à beira-mar na Cornualha. Órfão, o garoto Gwynplaine resgata uma menina cega e ficam escondidos dentro dos limites de um circo itinerante que é administrado pelo seu cuidador fraternal o Filósofo Ursus (Cesare Gravin). Lá, “o deformado” e “a cega”, crescem e se apaixonam, com a jovem, Dea (Mary Philbin), sem saber de sua desfiguração. Se tornam um tipo de família substituta que ganha a vida através de peças baseadas no fascínio voyeurista do público pelas características temíveis de Gwynplaine. Suas viagens os trazem de volta à órbita da sucessora do rei falecido, a rainha Anne (Josephine Crowell). Descobertos registros que revelam a linhagem de Gwynplaine e sua possível herança da posição de seu pai.

As propriedades do nobre falecido voltaram à posse da duquesa Josiana (Olga Baclanova), sexualmente agressiva. A rainha decreta que ela deve se casar com Gwynplaine. Restaurado à sua posição anterior na hierarquia social, Gwynplaine deve retomar seu título, apesar do antagonismo de outros membros da corte, ou rejeitar essa posição e retornar à companhia humilde e ao futuro incerto de Dea e Ursus. Esse conflito interno leva a uma conclusão empolgante que incorpora uma perseguição espirituosa e um perfeito fechamento narrativo que une os muitos nós da narrativa do filme.

Elenco: