O Mais Longo dos Dias (1962)
País: USA, 178 minutos
Titulo Original: The Longest Day
Diretor(s): Ken Annakin, Andrew Marton, Gerd Oswald, Bernhard Wicki, Darryl F. Zanuck
Gênero(s): Ação, Drama, História, Guerra
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Jean Bourgoin, Walter Wottitz )
Oscar de Melhores Efeitos Especiais (Robert MacDonald, Jacques Maumont)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Jean Bourgoin, Walter Wottitz, Henri Persin)
Prêmios David di Donatello, Itália
David de Melhor Produção Estrangeira (Darryl F. Zanuck)
Prêmios Laurel, USA
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação - Drama
Sinopse: Inglaterra, Junho de 1944. As tropas aliadas, sob o comando do Gen. Dwight Eisenhower, estão prontas para invadir a França ocupada. A operação chama-se "Overlord", envolvendo 3 milhões de homens, 11 mil aviões e 4 mil navios, compondo assim a maior força armada que o mundo já viu. As praias da Normandia, na França, são o seu destino.
Às vésperas do famoso 'Dia D", são feitos os últimos preparativos, ao mesmo tempo em que aumenta a apreensão dos soldados, tendo ainda como complicador os percalços causados pelo mau tempo. Do outro lado do Canal da Mancha, a expectativa errônea dos alemães de que o ataque ocorreria em Pas-de-Calais, de acesso mais fácil.
A invasão tem início na madrugada do dia 6 de junho, com o envio de 3 divisões de pára-quedistas, duas americanas e uma inglesa, para prepararem o assalto principal, tomando certos pontos estratégicos e desmantelando as comunicações alemãs. A seguir, são ordenados maciços bombardeios aéreos e, ao amanhecer do mesmo dia, são desfechados os assaltos anfíbios, com as tropas americanas desembarcando em Omaha e Utah, ao mesmo tempo em que as Divisões britânicas se dirigem à Gold e Sword, e a 3ª Divisão canadense, à Juno.
Embora sofrendo pesadas baixas, os Aliados asseguram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês, de onde partem para expulsar os nazistas de Paris.
Superprodução do cinema, “O mais longo dos Dias” trouxe inovações como uma direção que transitava entre o fantástico e o documentário. Vencedor de duas estatuetas do Oscar em 1963 (efeitos especiais e fotografia) é um clássico do cinema de guerra, reunindo dezenas de estrelas de Hollywood como Henry Fonda, Richard Burton, John Wayne, Sean Connery, Robert Mitchum, entre outros.
Outra curiosidade é que o filme contou com vários diretores: Ken Annakin, Andrew Marton, Bernhard Wicki, Darryl F. Zanuck, que se dividiram entre as cenas das movimentações das tropas britânicas, americanas e alemãs. Os vários diretores deram, em 1962, impressões diferentes, porém muito bem amarradas ao todo do filme. Recurso este muito utilizado nas novas séries de TV, em que a cada episódio emprestar o olhar de um diretor.
Para os amantes do cinema, o filme é muito bem construído em três horas que não se percebe o desenrolar do tempo. No entanto, “O Mais Longo dos Dias” não se limita a um registro histórico do que foi o “Dia D”. Atrás de suas linhas, também, pode-se analisar os conflitos, a disputa pelo poder entre nações e do ser humano, que transita na história da humanidade entre a guerra e a paz, em um exercício contínuo.
Elenco: