ERA UMA VEZ O CINEMA


O Segredo dos Seus Olhos (2009)

cover O Segredo dos Seus Olhos

link to O Segredo dos Seus Olhos on IMDb

País: Argentina, 129 minutos

Título Original: El Secreto de Sus Ojos

Diretor(s): Juan José Campanella

Gênero(s): Drama, Mistério, Romance, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.2/10 (177112 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

2010 · Juan José Campanella

Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano

2010 · Juan José Campanella

Prêmio Goya de Melhor Atriz Revelação

2010 · Soledad Villamil

Prêmio Ariel de Melhor Filme Ibero-Americano

2010 · Juan José Campanella

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme Estrangeiro

2011 · Juan José Campanella

Sinopse: Após a indicação de O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009) ao Oscar de melhor produção estrangeira, o ator argentino Ricardo Darín participou de uma entrevista coletiva e afirmou que "Todo mundo gosta de ouvir uma boa história". Sabendo que no filme ele interpreta um ex-funcionário público que resolve escrever um livro quando se aposenta, essa afirmação ganha um duplo sentido. Estaria ele falando como ator ou personagem? No filme, Darín interpreta Benjamín Espósito.

O tema que ele escolhe para o seu livro é o caso criminal que mais marcou a sua carreira no Tribunal Penal de Buenos Aires. Para ordenar as ideias, ele revê o homicídio que investigou em 1974 e termina repensando as decisões feitas no passado. Nessa busca vai tentar descobrir se consegue encerrar esse caso e alguns capítulos da sua vida. Espósito terá sempre ao lado a tentação da sua impecável superior Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil, atriz revelação do filme) e a companhia do fiel escudeiro Pablo Sandoval (Guillermo Francella, que garante uma participação dramática de peso, algo fora do comum na sua carreira de comediante). Os acontecimentos, assim como os outros personagens que povoarão a história, são apresentados aos poucos, como se saíssem de um conta-gotas controlado com extrema precisão pelo diretor Juan José Campanella.

Apesar de poder ser enquadrado como filme policial, afinal o elemento central à trama é um crime, há poucos tiros e nenhuma explosão. A tradicional adrenalina das perseguições de carro que se acostumou em ver nos filmes hollywoodianos é muito bem substituída por uma bela sequência de imagens aéreas de um estádio de futebol lotado em pleno fervor do jogo. Ou seja, tudo redimensionado a escalas mais humanas e realistas. As idas, vindas e voltas de cortes temporais fazem os paralelos com o passado dos envolvidos e também com a história argentina. Os meandros da justiça e a época da última ditadura no país são tratados de forma econômica e sem demagogia.

Mas, por outro lado, às vezes, fica difícil de entender tanta "argentinidade". São várias as referências feitas a ruas, lugares, personalidades e contexto histórico. Um dado importante para acompanhar melhor alguns desenlaces do filme: o crime se passa na época do governo de Isabel Perón e das ações constantes da "Triple A" (Aliança Anticomunista Argentina), grupo de repressão do Estado que recrutou gente da pior espécie, entre oficiais de polícia exonerados por delitos, civis com fichas criminais e matadores de aluguel.

.

Elenco: