ERA UMA VEZ O CINEMA


Rancor (1947)

cover Rancor

link to Rancor on IMDb

País: USA, 86 minutos

Titulo Original: Crossfire

Diretor(s): Edward Dmytryk

Gênero(s): Crime, Drama, Filme-Noir, Mistério

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.3/10 (7053 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Filme Social

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (Edward Dmytryk)

Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Ryan)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Grahame)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Sinopse: Num escuro apartamento em Washington, dois homens batem fortemente num terceiro até a morte.  Pouco tempo depois, o Capt. Finlay da polícia, que tinha sido chamado à cena do crime, interroga a Srta. Lewis, a mulher que descobrira o corpo. Esta lhe diz que horas antes estivera em um Bar com a vítima, Joseph Samuels, em companhia de três soldados recentemente liberados do exército, um dos quais foi convidado por Samuels para ir até o apartamento deste.

A Srta. Lewis informa ainda que deixara Samuels em companhia dos soldados e que só voltou a procurá-lo quando este deixou de atender a seus telefonemas. Ao voltar ao apartamento de Samuels, encontrou o Sgt. Montgomery à procura do Cabo Arthur Mitchell. Montgomery lhe disse que ele e um outro amigo, Floyd Bowers, encontravam-se com Mitchell no apartamento de Samuels, quando este saiu de repente, prometendo voltar logo depois. Ao encontrar a carteira de Mitchell no apartamento, Finlay determina que o encontrem, bem como, traz seu melhor amigo, Sgt. Felix Keeley, para a interrogação.

Acreditando na inocência do amigo, Keeley diz a Finlay que Mitchell, um pintor, vem sofrendo de uma depressão pós-guerra, além de se achar separado de sua esposa, Mary.  Ao ser reinquirido, Montgomery repete que, após acompanhar Mitchell até o apartamento de Samuels, ele e Bowers deixaram o local logo após a repentina saída de Mitchell.

Com ajuda dos amigos, o cabo consegue fugir até um cinema com Keeley, ocasião em que lhe conta sua versão sobre o ocorrido: Logo depois de chegar ao apartamento com Samuels, Montgomery irrompeu no local com Floyd e iniciou uma luta contra Samuels. Sentindo-se mal, ele deixou o apartamento e se encontrou com uma simpática táxi-girl, Ginny Tremaine. Pouco depois, voltou ao hotel.

No cinema, Keeley diz a Mitchell que Mary encontra-se na cidade ansiosa para vê-lo, bem como, que Floyd foi encontrado em Maryland. Antes que a polícia consiga interrogar o nervoso Floyd, este concorda em ratificar as informações prestadas por Montgomery e promete não falar a ninguém sobre o incidente.

Quando Keeley e outro soldado, Bill Williams, batem à porta, Montgomery esconde-se e ouve quando Floyd revela que havia chamado seu amigo Leroy, o qual esteve ligeiramente no Bar com Mitchell e Samuels. Quando Keeler e Bill deixam o local, um furioso Montgomery ataca Floyd e o estrangula.

Mais tarde, Finlay interroga Keeley sobre o assassinato de Floyd, ocasião em que toma conhecimento a respeito de Ginny. A seguir, Keeley encontra-se com Mary e a faz ir até o cinema onde Mitchell continua escondido.  Depois de se encontrar com o marido, Mary se oferece a ir até o apartamento de Ginny, com Finlay.  Lá, infelizmente, não conseguem um álibi convincente para Mitchell.

Frustrado, Finlay reinterroga Montgomery que, inadvertidamente, se posiciona como o assassino ao expor todo o ódio que sente pelos judeus. Após um inflamado discurso contra os males do anti-semitismo, Finlay convence o inseguro Leroy, que havia sido convencido por Keeley a participar de uma trama para apanhar Montgomery.

Assim, este vai ao encontro dele, a quem diz que acabou de falar com Floyd e que o mesmo está a chantageá-lo. Depois que Leroy lhe dá o endereço onde encontrar Floyd, citando o prédio correto mas o nº do apartamento errado, Montgomery corre até lá. Ao entrar no apartamento de Floyd, depara-se com Finlay que calmamente enfatiza que a única forma dele ter entrado no verdadeiro apartamento de Floyd, era se ele já estivesse estado ali antes. Apavorado, Montgomery sai correndo do edifício, sendo mortalmente alvejado na rua por Finlay.

Elenco: