ERA UMA VEZ O CINEMA


Ricardo III (1955)

cover Ricardo III

link to Ricardo III on IMDb

País: UK, 161 minutos

Titulo Original: Richard III

Diretor(s): Laurence Olivier

Gênero(s): Drama, Guerra, História, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.4/10 (4045 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme Britânico

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Ator Britânico (Laurence Olivier)

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Prata de Melhor Direção (Laurence Olivier)

Prêmios David di Donatello, Itália

Prêmio de Melhor Produção de um Filme Estrangeiro (Laurence Olivier)

David de Melhor Ator Estrangeiro (Laurence Olivier)

Prêmios Jussi, Finlândia

Jussi de Melhor Ator Estrangeiro (Laurence Olivier)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Inglesa (Reeino Unido)

Sinopse: O rei Eduardo IV da Inglaterra é elevado ao trono com a ajuda de seu irmão, Ricardo, Duque de Gloucester. Ricardo contempla o trono antes de se dirigir à plateia e fazer um discurso no qual descreve suas deformidades físicas e demonstra o ciúme que sente pela ascensão do irmão ao trono inglês.

Com uma enorme sede de poder, ele passa a criar ardis para jogar o rei contra seu outro irmão, George, Duque de Clarence. Ao saber, por intermédio do Lord Hastings, que Eduardo se acha doente, ele celebra tal fato, mas deseja que sua morte, que irá deixá-lo mais próximo de seu objetivo, não venha antes que ele consiga matar George. Assim, contrata dois rufiões para que realizem o trabalho sujo.

Em seguida, Ricardo aproxima-se de Lady Anne com a intenção de seduzi-la. Ela cobre-o de impropérios, dizendo-lhe que sabe ser ele o assassino de seu esposo e de seu pai. Ricardo nega tê-los matado, para depois afirmar que a causa da morte de ambos teria sido a beleza de Lady Anne, que despertara sua paixão por ela. Ele oferece-lhe a própria espada para que a crave em seu peito se ela assim desejar vingar a morte do esposo. Ela acaba por devolver-lhe a espada, e ele oferece-lhe seu anel como sinal de seu desejo em tornar-se seu esposo. Ela aceita o anel, mesmo sem dar a ele grandes esperanças, e retira-se. Ricardo celebra sua conquista, para ele mais valiosa pelo fato de Lady Anne ainda se achar de luto pela morte do esposo que ele mesmo matara.

O rei Eduardo IV, a rainha Elizabeth, a família da rainha e os conselheiros acham-se reunidos quando chega a notícia da morte do Duque de Clarence. O rei lamenta a sorte do irmão morto. Quando ele sai, Ricardo aproveita o ensejo para lançar a suspeita da morte de George sobre a rainha.

Enfraquecido à exaustão, Eduardo IV morre pouco tempo depois. Seu filho, Eduardo, Príncipe de Gales, deve sucedê-lo como Eduardo V. No entanto, Ricardo manobra para que ele e seu irmão mais novo, o Duque de York, sejam enviados para uma longa estada na Torre de Londres. Com todos os obstáculos agora removidos, Ricardo pede a ajuda de seu primo, o Duque de Buckingham, para alterar a sua imagem pública, tornando-o popular junta às pessoas comuns. Assim, Ricardo torna-se a primeira escolha do povo para se tornar o novo rei. O Duque de Buckingham, por outro lado, recusa a ideia de assassinar os dois jovens príncipes, fazendo com que Ricardo recorra aos serviços do Cavaleiro Sir James Tyrrel. Por sua vez, temendo por sua própria vida, Buckingham se junta à oposição contra o reinado de Ricardo.

Tempos depois, ao sentir que sua popularidade vem caindo, Ricardo levanta um exército para defender seu trono e a Casa de York contra a Casa de Lancaster, esta liderada por Henrique, Conde de Richmond. Antes da batalha, o Duque de Buckingham é capturado e executado.

Quando as duas forças se encontram, Lord Stanley, cuja lealdade havia sido questionada por algum tempo, trai Ricardo e alia-se a Richmond. Ao lado de seu leal companheiro, Sir William Catesby, Ricardo se envolve num duelo contra Richmond, o qual é interrompido com a chegada dos homens de Stanley. Catesby e Ricardo tentam fugir, mas terminam sendo feridos mortalmente. Finalmente, ao encontrar a coroa de Ricardo, Stanley a oferece a Richmond, certo de que a está deixando em boas mãos. Este ordena que os nobres mortos em ambos os lados sejam enterrados, e oferece o perdão a todos os soldados de Ricardo que se submetam ao novo rei e celebra o retorno da paz e harmonia à Inglaterra.

Elenco: