ERA UMA VEZ O CINEMA


Sayonara (1957)

cover Sayonara

link to Sayonara on IMDb

País: USA, 147 minutos

Titulo Original: Sayonara

Diretor(s): Joshua Logan

Gênero(s): Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.1/10 (5990 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Red Buttons)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Miyoshi Umeki )

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Ted Haworth, Robert Priestley)

Oscar de Melhor Gravação de Som (George Groves)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Red Buttons)

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (James Garner)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Ator Estrangeiro (Marlon Brando)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Red Buttons)

Sinopse: Coréia, 1951 - Ao chegar de mais uma missão, o Major Lloyd Gruver, da Força Aérea Americana, é surpreendido com a notícia de sua transferência para Kobe, Japão, onde vai ser alocado ao Depto. de Serviços Internos.  A referida transferência foi assinada pelo Ten. Gen. Webster, muito amigo de seu pai e, juntamente com a Sra. Webster, interessado em tê-lo como marido de sua filha Eileen.

Lloyd viaja em companhia de seu amigo, Joe Kelly.  Ao saber que Kelly vai-se casar com Katsumi, uma japonesa, tenta fazer com que ele mude de idéia, já que não consegue imaginar como um americano normal pode se casar com uma oriental.  Além de não levar a sério as palavras de Lloyd, Kelly ainda o convida para ser seu padrinho.

Já em Kobe, ao sentir que Lloyd a trata com uma certa frieza, Eileen lhe diz que não quer que ele se case com ela apenas para atender às expectativas de seus pais.  Quando o Gen. Webster e sua mulher tomam conhecimento que ele foi padrinho de casamento de Kelly e Katsumi, o censuram, já que os militares americanos não devem se envolver com mulheres japonesas, nem podem aparecer em público com elas.

Convidado pelo Capt. Mike Bailey, Lloyd vai ao teatro assistir a uma apresentação da Companhia Matsubayashi.  Além do espetáculo seja belíssimo, Lloyd fica impressionado com a beleza de Hana-Ogi, a maior estrela do grupo.  Depois de tentar falar com ela, sem sucesso, Kelly consegue reunir os dois em sua casa.  Esse primeiro encontro é desanimador, já que ela diz odiar todos os americanos, pois suas bombas mataram seus pais.

Aos poucos, entretanto, ela vai se tornando mais cordial e terminam os dois se apaixonando um pelo outro.  Eles passam, então, a se encontrar com freqüência na casa de Kelly.  Um dia, Eileen vai até lá e avisa Lloyd que, por determinação do Coronel Craford, a casa de Kelly passou a ser permanentemente vigiada.  Eileen sente que perdeu Lloyd.

Kelly procura Lloyd e lhe informa que acaba de ser transferido para uma unidade nos EUA e que está proibido de levar consigo sua mulher grávida.  Lloyd intercede por ele junto ao Gen. Webster, mas não obtém êxito.  Na oportunidade, na presença do general, de sua mulher e de sua filha, Eileen, comunica sua intenção de se casar com uma japonesa.

O general manda prender Lloyd.  Em seu gabinete, Webster lhe diz que ficou acertada, com o supervisor da Matsubayashi, a ida de Hana-Ogi para uma Companhia Teatral de Tóquio e, quanto a ele, deverá ficar em prisão domiciliar até ser embarcado de volta para os EUA.

Kelly e sua mulher, Katsumi, se suicidam para não terem que se separar.

Dois dias antes de seu embarque para os EUA, Lloyd consegue ir até Tóquio, onde procura Hana-Ogi.  Embora ela dê vários motivos para não acompanhá-lo, ele consegue persuadi-la a largar tudo, casar-se no Consulado e começar uma vida nova nos EUA.

Finalmente, assediados pela imprensa na hora do embarque, ao serem perguntados se têm alguma declaração que gostariam de fazer, Lloyd responde: Sayonara!

Elenco: