ERA UMA VEZ O CINEMA


Scarface A Vergonha de uma Nação (1932)

cover Scarface A Vergonha de uma Nação

link to Scarface A Vergonha de uma Nação on IMDb

País: USA, 93 minutos

Titulo Original: Scarface

Diretor(s): Howard Hawks, Richard Rosson

Gênero(s): Ação, Suspense, Drama, Crime, Filme-Noir

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.8/10 (24727 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: A morte de um dos chefões da Máfia de Chicago abre um vácuo no poder e uma oportunidade para Johnny Lovo (Osgood Perkins) expandir sua operação. Numa época em que o crime organizado dominava uma parte respeitável da cidade, Lovo e seu braço direito, Tony Camonte (Paul Muni), rapidamente começam a tomar a cidade para si. Mas este reinado é frágil. Tony despreza hierarquia e não demora para passar por cima de seu próprio chefe em sua missão de tornar todo e qualquer delírio de grandeza em realidade.

“Scarface” começou em um contexto diferente. No lugar da ensolarada Miami transbordando luxúria, o ambiente é a grande Chicago dominada pelo crime. A proibição da venda de álcool e a imigração pouco rigorosa trouxeram tempos violentos para os cidadãos nas mãos de gente como Tony Camonte. Elementos como os benefícios daquele modo de viver e a exaltação da luxúria não têm lugar aqui. Desconsiderando as mensagens morais, “Scarface” faz um ótimo trabalho em mostrar a decadência daqueles indivíduos. Ternos com flores no bolso não melhoram suas imagens porque suas poses permanecem pomposamente arrogantes.

Saindo das cores vibrantes de conversíveis, praias, clubes e discotecas, a fotografia abraça soturnos tons de preto e branco para ilustrar uma realidade imunda. Influências expressionistas se apresentam na clara distinção entre tons claros e escuros e no destaque das sombras, em especial. A escuridão de caráter e ambiente se reflete nas imagens. Muitas vezes, o branco está apenas em partes seletas do quadro, revelando apenas o minimamente necessário para que se possa distinguir alguma coisa na tela. Além de um valor estético que resulta numa das melhores fotografias em preto e branco de todos os tempos, não são poucas as cenas que se tornam mais fortes ou, no mínimo, melhor estilizadas.

Elenco: