ERA UMA VEZ O CINEMA


Secretária (2002)

cover Secretária

link to Secretária on IMDb

País: USA, 107 minutos

Titulo Original: Secretary

Diretor(s): Steven Shainberg

Gênero(s): Comédia, Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.0/10 (81464 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Lee Holoway, nossa personagem-título, logo no início da história é mostrada sendo liberada de um hospital psiquiátrico. Primeiro sinal: por que estava lá? Depois, como qualquer pessoa em situação similar, sai à procura de um emprego. Encontra uma oportunidade no escritório do Sr. Grey – este sendo o original, e não essa cópia genérica que tem feito sucesso nos últimos tempos – um advogado que precisa de alguém para auxiliá-lo no escritório. Lee não só se candidata à vaga, como a consegue. Segundo sinal: por que Grey precisa tanto de secretárias – já que trabalha sozinho – a ponto do anúncio de “precisa-se” ser fixo, logo abaixo do letreiro com seu nome, bastando um acender de luzes para torná-lo ativo? Quando a novata entra no local, a antiga funcionária ainda está se retirando, aos prantos. E há sinais de que outras passaram pelo mesmo local recentemente.

O Sr. Grey não é uma pessoa fácil. Metódico, lento, reservado, adota procedimentos muito especiais no seu dia a dia. Não usa computadores, todo seu material de expediente é redigido em máquinas de escrever. Trabalha cuidadosamente num orquidário pessoal, e revê neuroticamente todas as suas anotações, além de procurar pausadamente por erros nas cartas que sua subalterna lhe entrega. O mais curioso – e é nesse momento que algumas questões começam a ser solucionadas – é que serão justamente essas peculiaridades do comportamento do Sr. Grey que tanto irá atrair Lee, e essa atração se fará notar também pela percepção dele.

Desenvolvendo-se de um certo ponto até mesmo óbvio – afinal, estamos estamos diante de uma comédia romântica, e como tal os parâmetros do gênero serão respeitados: os pares são apresentados no primeiro ato, sofrem adversidades diversas no segundo e terminam juntos no terceiro. Todo mundo sabe disso, não é para adivinhar como irá acabar que vamos assistir filmes assim, mas para presenciar o desenrolar da ação, ver como a situação proposta irá se comportar até o já sabido final. E é justamente neste aspecto que Secretária revela seus méritos.

O filme só ganha quando seus pequenos segredos começam a ser elucidados. Para quem ainda não havia percebido, as cenas seguintes tratam de ser bem claras sobre a natureza dos acontecimentos: Lee é masoquista, enquanto Grey é um sádico. Os dois são párias, mas que se reconhecem e se aproximam por suas peculiaridades. São exceções num mundo de comuns, e o processo de aceitamento mútuo será tão difícil quanto complicado. E, principalmente, baterá de modo muito mais forte e insistente neles próprios do que nos que estão ao seu redor. Nesse ponto, Secretária confirma sua maturidade ao mostrar os dois personagens principais conduzindo suas existências perturbadas em busca da aceitação – um se abrindo, o outro se refugiando – para no fundo irem ao mesmo local, o bem estar. É um filme adulto, feito para uma plateia madura. Mantendo-se à altura dos conceitos abordados, satisfaz seus espectadores pela qualidade da mensagem que passa e pela forma satisfatória em que apresenta sua resolução.

Elenco: