ERA UMA VEZ O CINEMA


Shine: Brilhante (1996)

cover Shine: Brilhante

link to Shine: Brilhante on IMDb

País: Australia, 105 minutos

Titulo Original: Shine

Diretor(s): Scott Hicks

Gênero(s): Drama, Música, Romance, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (50789 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator
Geoffrey Rush

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator
Geoffrey Rush

Prêmio de Melhor Som
Roger Savage, Jim Greenhorn, Gareth Vanderhope

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático
Geoffrey Rush

AACTA Award

Prêmio de Melhor Diretor
Robert Scott Hicks

Prêmio de Melhor Ator
Geoffrey Rush

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante
Armin Mueller-Stahl

Prêmio de Melhor Longa-metragem
Jane Scott

Prêmio de Melhor Roteiro Original
Jan Sardi

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original
David Hirschfelder

Prêmio de Melhor Edição
Pip Karmel

Prêmio de Melhor Som
Roger Savage, Gareth Vanderhope, Livia Ruzic

Prêmio de Melhor Fotografia
Geoffrey Simpson

New York Film Critics Circle Award

Prêmio de Melhor Ator
Geoffrey Rush

Prêmio do Sindicato dos Atores

Prêmio de Melhor Ator Principal
Geoffrey Rush

Critics' Choice Award

Prêmio de Melhor Ator
Geoffrey Rush

Satellite Award

Prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama
Geoffrey Rush

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Drama
Armin Mueller-Stahl

London Film Critics Circle Award

Best Actor
Geoffrey Rush

Los Angeles Film Critics Association Award

Prêmio de Melhor Ator
Geoffrey Rush

National Board of Review

Prêmio de Melhor Filme
1996 · Robert Scott Hicks

Sinopse: Um jovem ( Geoffrey Rush ) vagueia por uma forte tempestade, encontrando o seu caminho para um restaurante próximo. Os funcionários do restaurante tentam determinar se ele precisa de ajuda. Apesar de seu modo maníaco de falar ser difícil de entender, uma garçonete, Sylvia, descobre que seu nome é David Helfgott e que ele está hospedado em um hotel local. Sylvia o leva de volta ao hotel e, apesar de suas tentativas de envolvê-la com seu conhecimento musical e propriedade de várias partituras, ela vai embora.

Quando criança, David cresceu no subúrbio de Adelaide , na Austrália do Sul, e competiu em uma competição musical local. Helfgott foi ensinado a jogar por seu pai, Peter ( Armin Mueller-Stahl ), que é obcecado por vencer e não tolera o fracasso ou a desobediência. David é notado pelo Sr. Rosen, um pianista local que, após um conflito inicial com Peter, assume a instrução musical de David.

Ainda adolescente, David vence o campeonato musical estadual e é convidado a estudar nos Estados Unidos . Embora planos sejam feitos para arrecadar dinheiro para enviar David para a América e que sua família seja inicialmente favorável, Peter proíbe David de partir, pensando que sua ausência destruiria a família. Para piorar as coisas, Peter começa a abusar fisicamente e mentalmente de David, o que causa tensão para o resto da família.

Arrasado, David continua estudando e se tornando amigo da romancista local e co-fundadora do Partido Comunista da Austrália , Katharine Susannah Prichard ( Googie Withers ). O talento de David cresce até que ele recebe uma bolsa de estudos no Royal College of Music de Londres . Desta vez, David consegue se separar de seu pai com o incentivo de Katharine. No entanto, seu pai dá um ultimato, efetivamente banindo David: "Se você for embora, não será mais meu filho."

Em Londres, David estuda com o Dr. Cecil Parkes ( John Gielgud ) e entra em uma competição de Concerto, escolhendo tocar o extremamente exigente 3º Concerto de Sergei Rachmaninoff , uma peça que ele tentou aprender quando criança para deixar seu pai orgulhoso.

Conforme David pratica, seu comportamento fica cada vez mais desequilibrado. David vence a competição, mas desmaia e sofre um colapso mental. Internado em um hospital psiquiátrico, David recebe terapia de choque elétrico para tratar sua condição. David se recupera a ponto de poder voltar para a Austrália, mas suas tentativas de se reconciliar com seu pai são rejeitadas devido à mentalidade deste último de que David abandonou sua família. Isso faz com que David tenha uma recaída e ele seja forçado a ser readmitido em uma instituição mental.

Anos depois, um voluntário da instituição reconhece David e conhece seu talento musical. A mulher o leva para casa, mas descobre que ele é difícil de controlar, involuntariamente destrutivo e precisa de mais cuidados do que ela pode oferecer. Com o passar do tempo, David tem dificuldade de se ajustar à vida na sociedade em geral novamente e muitas vezes sai do hotel para estimular seus interesses.

No dia seguinte, David retorna ao restaurante onde os clientes ficam surpresos com sua habilidade de tocar piano. Um dos proprietários fica amigo de David e cuida dele. Em troca, David toca no restaurante. Por meio do proprietário, David é apresentado a uma funcionária chamada Gillian ( Lynn Redgrave ). David e Gillian logo se apaixonam e se casam. Com a ajuda e o apoio de Gillian, David consegue aceitar a morte de seu pai e encenar um concerto de retorno bem recebido, pressagiando seu retorno à música profissional.

.

Elenco: