ERA UMA VEZ O CINEMA


Soberba (1942)

cover Soberba

link to Soberba on IMDb

País: USA, 88 minutos

Titulo Original: The Magnificent Ambersons

Diretor(s): Orson Welles, Fred Fleck, Robert Wise

Gênero(s): Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (21706 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Agnes Moorehead)

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Stanley Cortez)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Albert S. D'Agostino, A. Roland Fields, Darrell Silvera )

Sinopse: Em 1873, em uma pequena cidade, os Ambersons, mais rica família da região, dominam a vida social. Os habitantes estão alvoroçados com a notícia de que Isabel Amberson, filha da família, rompeu seu relacionamento com Eugene Morgan, seu pretendente, por ele a ter envergonhado ao se embriagar a ponto de levar um tombo durante uma serenata. Embora continuando a gostar dele, Isabel casa-se com o vulgar Wilbur Minafer, com quem tem um filho, George Amberson Minafer. Todo o amor que sentia por Eugene, ela o direciona para o filho e, como conseqüência, este se transforma numa criança terrível e mimada, provocando a inimizade de todos os que moram na cidade, que ansiosamente esperam que ele, um dia, quebre a cara.

Anos mais tarde, George volta pra casa para passar as férias escolares, oportunidade em que sua família promove um grande baile em sua honra. Eugene, agora viúvo, retorna depois de uma longa ausência e comparece ao baile com sua filha, Lucy. George, encantado com a jovem, a convida para uma dança, sem imaginar que seus pais estiveram romanticamente envolvidos no passado. Quando Lucy diz a George que seu pai, um inventor, está desenvolvendo um carro sem cavalos, ele ridiculariza a idéia, fazendo com que a jovem comente sua atitude imatura. Logo depois, quando ele declara que seu objetivo de vida é se tornar um iatista, ela volta a criticá-lo por sua falta de ambição. Ao final da noite, George expressa sua animosidade em relação a Eugene e implica com sua tia solteirona Fanny. 

Na tarde seguinte, o jovem convida Lucy para um passeio de trenó. Quando o trenó vira, lançando-os na neve, Eugene lhes dá uma carona para casa em seu carro. Algum tempo depois, Wilbur, que se tornou deprimido por uma série de maus investimentos, morre.

Indiferente à morte do pai, George retorna da Faculdade e continua a zombar de Fanny sobre o interesse dela em Eugene. À medida que a fortuna dos Ambersons cai, a fábrica de automóveis de Eugene torna-se um sucesso financeiro. Certo dia, George propõe casamento à Lucy, mas quando ela o rejeita por causa de sua falta de ambição, ele acusa Eugene pelas opiniões da filha. 

Quando Lucy deixa a cidade para visitar umas amigas, os Ambersons convidam Eugene para um jantar. Durante o mesmo, George provoca uma discussão sobre a maneira como o automóvel vai revolucionar a civilização, ao dizer que o mesmo nunca deveria ter sido inventado. Depois do jantar, Fanny elogia George como uma forma de defender a reputação de sua mãe, sendo rude com Eugene. Depois que este vai embora, Fanny diz a George que a cidade inteira está fofocando sobre o namoro entre Eugene e Isabel, deixando-o furioso.

No dia seguinte, quando Eugene procura Isabel para um passeio combinado, George se recusa a deixá-lo ver sua mãe e bate a porta na cara dele. Chocado com o comportamento do sobrinho, Jack, irmão de Isabel, a convida para uma conversa privada a fim de discutir a conduta de George, enquanto este e Fanny brigam na escadaria. Por outro lado, ao chegar em casa, Eugene escreve  uma carta para Isabel, na qual confidencia seu medo de que George nunca aceitará o casamento deles e a pressiona a escolher entre seu amor verdadeiro e seu filho. Embora dividida, a sempre dedicada mãe escolhe o filho. 

Quando Lucy retorna à cidade, George a informa que ele e sua mãe estão saindo em uma viagem ao redor do mundo, havendo a possibilidade dos dois nunca mais voltarem a se ver.  Lucy finge indiferença, mas quando o jovem se afasta, ela desmaia. 

Passado algum tempo, Jack volta para casa depois de visitar a irmã e o sobrinho em Paris. Ele confidencia a Eugene que, embora Isabel esteja gravemente doente em cima de uma cadeira de rodas, o filho não permite que ela saia da Europa. Isabel piora a cada dia que passa e, quando se acha completamente inválida, retorna para morrer em casa. Eugene vai visitá-la sendo, entretanto, rejeitado pela família sob a alegação de que Isabel está proibida de receber visitas. No entanto, quando George segura a mão de sua mãe em seu leito de morte, ela expressa seu desejo de ver Eugene pela última vez. Devastado pela morte da filha e inconformado por ter perdido sua fortuna, o Major Amberson morre em seguida.

Sem dinheiro, Jack diz adeus a George e deixa a cidade para aceitar um emprego em outro lugar. Eugene, agora acompanhado por Lucy, retorna ao caramanchão onde ela recorda a lenda de um jovem e impetuoso chefe índio que foi exilado por sua tribo por sua conduta odiosa. 

Desamparado, George encontra emprego como um funcionário de baixa remuneração em um escritório de advocacia. Quando Fanny, em um ataque histérico de autopiedade, insiste para que ela e o sobrinho se mudem para uma pensão, George abandona o emprego para trabalhar numa fábrica de dinamite com uma melhor remuneração.

Na véspera dos dois deixarem a ex-mansão da família, George vai ao antigo quarto da mãe para implorar-lhe perdão. Em seguida, ao sair de casa, é atropelado por um carro e hospitalizado. Quando Lucy lê a notícia sobre o acidente, ela insiste em ir visitá-lo no hospital, sendo acompanhada pelo pai. Terminada a visita, Eugene encontra-se com Fanny, a quem diz que a presença de Lucy fez com que George voltasse a ter vontade de viver e que o rapaz lhe estendera a mão para pedir-lhe perdão. Continuando, confidencia que sentiu a presença de Isabel no quarto do hospital e que, oferecendo refúgio ao filho dela, estava sendo fiel ao seu eterno amor de sua vida. 

Elenco: