Viridiana (1961)
País: México, 90 minutos
Título Original: Viridiana
Diretor(s): Luis Buñuel
Gênero(s): Drama, Comédia
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Festival Internacional de Cannes, França
Prêmio Palma de Ouro (Luis Buñuel)
Sinopse: Pouco antes de fazer os votos perpétuos e se tornar freira, a noviça Viridiana é procurada pela Madre Superiora do Convento no qual vive, que lhe aconselha a fazer uma última visita ao seu tio e tutor, Don Jaime, um abastado viúvo que mora na zona rural de uma cidade próxima.
Uma vez lá, ela encontra um homem, de meia-idade, marcado pelo sofrimento de ter perdido a mulher em plena noite de núpcias. À noite, sozinho, ele costuma abrir um baú, onde se acha o enxoval da mulher, passando horas a contemplar cada uma de suas peças.
A incrível semelhança entre Viridiana e sua falecida mulher o perturba e, ao mesmo tempo, faz com que ele queira tê-la por perto. Na véspera da noviça retornar ao convento, o perturbado Don Jaime fica inconsolável com a idéia de sua partida. Ao vê-la, pede-lhe que, antes de viajar, use o vestido de noiva que se encontra no baú. Não vendo mal em atender a esse capricho do tio, a jovem o atende. Entretanto, ao admirá-la de branco, usando o tal vestido, ele lhe suplica que não retorne ao convento e que seja sua mulher. Assustada, ela reage à idéia.
O agora obcecado Don Jaime, com a ajuda de sua antiga e fiel empregada, Ramona, faz com Viridiana tome uma xícara de café com uma boa dose de soníferos. Quando a jovem cai num sono profundo, ele a pega nos braços e a leva para seu quarto. Lá, a beija com paixão e tenta tirar seu vestido, mas termina desistindo do que seria um estupro.
Na manhã seguinte, ao acordar, Viridiana pede explicações sobre o ocorrido na noite anterior, ocasião em que, num derradeiro esforço para evitar a volta da jovem para o convento, Don Jaime lhe diz que a possuiu durante seu sono profundo. A reação da noviça é ainda maior. Constatando que a estratégia usada foi um erro, ele confessa não ser verdade o que acabara de proferir. Abalada, a jovem pega sua maleta e vai embora. Não conseguindo realizar seus propósitos, Don Jaime enforca-se pendurado numa árvore.
No momento de embarcar num trem de volta ao convento, Viridiana é avisada sobre o ocorrido e volta à propriedade do tio. A tragédia provoca um enorme sentimento de culpa na jovem, que abandona sua vida de religiosa para dedicar-se a uma obra de caridade cristã. Assim, transforma um anexo ao prédio principal da fazenda, num albergue para acolher pobres e mendigos.
Com a morte de Don Jaime, seu filho bastardo, Jorge, chega ao casarão com a intenção de tocar pra frente os negócios da família. Em sua companhia, chega também sua amante, a qual, pouco tempo depois, decide ir embora por achar que ele se acha interessado na prima Viridiana. Jorge, entretanto, torna-se amante de Ramona, a governanta.
Certa noite, quando Jorge, Ramona e Viridiana saem, os mendigos, traindo a confiança neles depositada, entram na casa principal e promovem um verdadeiro bacanal, estragando inclusive os caríssimos cristais, louças e toalhas da família.
Ao voltarem da cidade, encontram todos fora de si, embriagados. Jorge é por alguns amarrado, enquanto um deles tenta estuprar Viridiana. Ramona consegue fugir, indo em busca das autoridades. Diante da situação, Jorge oferece uma grande quantia em dinheiro, a um dos mendigos, para que ele mate aquele que luta contra a jovem, livrando-a assim de seu agressor.
Abalada pelos acontecimentos, Viridiana sente-se desmotivada em relação aos seus propósitos de dedicar sua vida à caridade cristã. Assim, junta-se a Jorge e Ramona em torno de uma mesa para uma partida de tute, um jogo de cartas tipicamente espanhol.
Elenco: