Viver (1952)
País:Japão, 143 minutos
Título Original: Ikiru
Diretor(s): Akira Kurosawa
Gênero(s): Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Festival Internacional de Berlim, Alemanha
Prêmio Especial do Senado (Akira Kurosawa)
Sinopse: Kanji Watanabe é um homem de meia idade cuja maior realização é o fato de nunca ter faltado um só dia ao trabalho na repartição da Prefeitura de Tóquio, em 30 anos, exercendo um cargo extremamente burocrático e maçante. Sua esposa já se acha morta e seu filho e nora, que vivem com ele, parecem que se preocupam unicamente com sua pensão e com a herança futura.
Depois de tomar conhecimento de que se acha acometido de um câncer de estômago e com expectativa de menos de um ano de vida, Watanabe procura contar ao filho sobre esse seu estado, mas desiste quando observa que o mesmo não se mostra interessado em ouvi-lo. Ele, então, tenta encontrar uma fuga nos prazeres da vida noturna de Tókio.
Guiado por um excêntrico escritor que acaba de conhecer em uma boate, Watanabe solicita uma canção do pianista e canta “Gondola No Uta” com grande tristeza. Embora seu canto prenda a atenção dos que o assistam, ele percebe que esta não é a solução que busca.
No dia seguinte, ao se encontrar com Toyo Odagiri, uma jovem alegre e cheia de vida, Watanabe tenta passar o maior tempo possível com ela. Entretanto, ao verificar que a jovem se mostra preocupada por não conhecer suas reais intenções, ele lhe pede para que fique mais um pouco e lhe diga qual o segredo de tanto amor à vida.
Toyo responde-lhe que sua felicidade vem do seu trabalho como fabricante de brinquedos, o que faz com que se sinta como se estivesse jogando com todas as crianças do Japão, de modo que, acredita que o grande segredo é procurar encontrar um propósito para sua própria vida.
Inspirado nela, Watanabe percebe que não é tarde demais para ele, que ainda pode fazer algo que lhe deixe muito feliz. Decide, então, dedicar todo o tempo e energia que lhe restam para realizar o projeto de sua vida. Assim, através de seus esforços incansáveis e persistentes, ele é capaz de superar a estagnação da burocracia e transformar um antro infestado de mosquitos em um parque infantil.
Seus antigos colegas de trabalho tentam descobrir o que causou uma mudança tão drástica em seu comportamento. Sua transformação de um apático burocrata em um defensor apaixonado de uma causa, os deixa inteiramente confusos.
Em seus últimos momentos de vida, em paz consigo mesmo e com o mundo, Watanabe senta-se num dos balanços do Parque por ele construído e volta a cantar “Gondola No
Elenco: